Modelo Imagem Texto de Produtos.jpg

Temporada de alta no mercado internacional das uvas

   Considerada uma das frutas mais antigas descobertas pela humanidade, a uva teve seus primeiros registros na região do Oriente Médio durante o período Neolítico, há cerca de 6 mil a 8 mil anos. A fruta começou a ser produzida no Brasil por volta dos anos 1530, quando foi trazida por imigrantes portugueses, entretanto, foi apenas em 1626 que sua expansão tomou grandes proporções no território brasileiro, chegando à região Sul do país, que atualmente é a região que mais produz esse fruto. Apesar da alta produção brasileira, hoje, a China é o maior produtor de uvas do mundo.

Usos do produto

   Além de ser utilizada para a fabricação de diversos outros produtos, como geleias, vinhos, sucos, doces e vinagres, a uva também é muito consumida “in natura”, já que é uma rica fonte de carboidratos, vitaminas (como tiamina, riboflavina e vitamina C) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, cobre e potássio).

O mercado de uvas

  No mercado interno brasileiro, em alguns anos a oferta é maior que o consumo, portanto há uma diminuição dos preços na lavoura e, assim, do produto. No cenário do mercado externo, existem dois períodos do ano em que a oferta dos países concorrentes é menor, o que favorece a exportação brasileira. O primeiro período ocorre de Abril a Junho e, o segundo e mais promissor, vai de Outubro a Dezembro.

Produção nacional

   De acordo com o IBGE, na safra de 2021, foram produzidas 1.748.197 toneladas de uva no Brasil. O maior produtor foi o Estado de Pernambuco (1.549.239 mil Reais) sendo seguido pelo Rio Grande do Sul (1.304.673 mil Reais) e por São Paulo (641.465 mil Reais). Assim como a produção da fruta, a produção de seus derivados também está em grande parte concentrada no Rio Grande do Sul, que é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva.

Como a Prisma Consultoria Internacional pode te ajudar

  Tendo em vista a chegada da alta temporada de exportação brasileira de uvas, aqueles que desejam se inserir no mercado internacional devem estar muito bem assessorados para iniciarem este processo. Pensando nisso, a Prisma Consultoria Internacional possui diversos serviços que visam auxiliar nossos clientes em todas as etapas da expansão de seu mercado consumidor. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.

Por: Lívia Salvini em 04/11/2022

Fontes:

https://bit.ly/3WuAkNt

https://bit.ly/3U6nN18

https://bit.ly/3zKvtxY

https://bit.ly/3t0cI5W

https://bit.ly/3zIsVjW