top of page
Imagem site - tilápia.png

O MERCADO ESTÁ BOM PARA PEIXE: TILÁPIA EM ALTA NO INÍCIO DE 2023

     

     

     Originária da África e de grande aceitação no mercado mundial, a tilápia é a espécie de peixe mais exportada pelo Brasil, fazendo com que o país seja o 4° maior produtor mundial desse peixe. Além disso, a espécie se mantém como principal produto exportado no setor de pescados, com mais de 60% da produção nacional.

     Nesse sentido, a carne branca da tilápia é bastante apreciada pelos consumidores por ser saudável, leve e saborosa, além de conter poucos espinhos. Tal fato faz da tilápia uma opção extremamente versátil, uma vez que a mesma é servida inteira, em filés ou em pequenos pedaços e também em diferentes versões como frita, empanada ou grelhada.

 

Cotações em Alta

    Segundo análises de Francisco Medeiros, presidente da PeixesBr (Associação Brasileira da Piscicultura), devido a enorme alta nos preços das demais proteínas de origem animal, o consumo de pescados no mercado interno tem crescido, algo que permitiu que a tilápia continuasse seu processo de comercialização de maneira positiva. Um grande exemplo é o disparo em níveis recordes no preço pago ao produtor da tilápia nos últimos meses. 

     De acordo com o levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o aumento dos valores está atrelado à baixa oferta de animais e a uma demanda sólida, tanto do mercado interno como externo. 

Assim, em relação às principais regiões produtoras do país, as pesquisas feitas mostraram que no Norte do Paraná, o valor pago ao produtor pela tilápia in natura apresentou média de R$ 8,75/kg em janeiro, aumento de 1,51% em relação ao do mês anterior. Na região dos Grandes Lagos (noroeste do estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul), o valor médio teve elevação de 1,52% na comparação mensal. Minas Gerais também apresentou altas na praça de Morada Nova de Minas, com aumento de 1,77% na cotação.

 .

Consumo

     Além disso, com um aquecimento na produção, vale destacar que, de acordo com a PeixesBr, a cada dez quilos de peixe de cultivo consumidos pelos brasileiros, seis são tilápia, o que faz com que essa espécie apresente uma taxa de crescimento superior às demais proteínas de origem animal no país. Somado a isso, a expectativa é de que o consumo per capita anual de carne de peixe possivelmente supere os 10 quilos registrados em anos anteriores, algo muito significativo pois Medeiros afirma que "nunca se teve na história do Brasil um crescimento tão acentuado no consumo".

Essa valorização ao todo do peixe é excelente para o produtor nesse momento, principalmente com a chegada da Quaresma, período em que católicos restringem o consumo de carne vermelha.

Valorização Internacional 

    Além de maior consumo interno, a PeixesBr também espera crescimento do comércio da Tilápia brasileira no mercado internacional em 2023. 

      O setor tem demonstrado ótimo histórico nos últimos anos, visto que as exportações no ano de 2022  aumentaram mais de 50% em relação a 2021, que já haviam ampliado 78% quando comparado ao do ano anterior (2020). Logo, as expectativas para 2023 são bastante otimistas. Nesse sentido, de acordo com Medeiros, um dos principais fatores a esclarecer esse fenômeno foi a abertura de mercado para o filé congelado e a tilápia inteira congelada, os quais atualmente são os principais produtos da exportação brasileira.

      Tal fato evidencia a versatilidade desse produto no mercado Internacional: "Em 2022 também aumentamos muito as exportações para Tawain com óleo e farinha de tilápia. Então hoje todos os produtos da tilápia são exportados, inclusive escama e pele”, argumenta o presidente da PeixeBR. Outra observação feita foi a de que em certos países nos quais se comercializavam mais filés, passaram-se a vender mais cortes ou até mesmo a tilápia inteira congelada, produto que possui um menor custo de comercialização.  

   Assim sendo, as considerações dos estudos feitos pela Associação Brasileira da Piscicultura concluíram com entusiasmo que entre um período de três a quatro anos o Brasil deve estar próximo de ser o terceiro maior produtor mundial de tilápia, uma vez que a espécie que se constitui como a principal commodity do setor. Logo, o peixe se configura como um excelente produto a ser comercializado e exportado tendo em vista a consistência na produção, aumentos na cotação e maior valorização internacional deste produto.  

 

 

Por Clara Cazzaniga em 26/02/2023

Fontes:

https://bit.ly/3KBusP1

http://glo.bo/3Zm9BTR

https://bit.ly/3Syp6WH

https://bit.ly/3m9SDtL

https://bit.ly/3ZpIzeb

bottom of page