top of page
Design sem nome.png

As oportunidades internacionais no mercado
da própolis

     A própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, combinada com a cera e saliva das abelhas, para criar um produto que tem a função de proteger e revestir a colmeia. Possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, além de possuir inúmeros minerais e vitaminas positivas para o ser humano. Embora seja um produto facilmente encontrado em todos os cantos do mundo, o clima e a vegetação brasileira possibilitam a criação de própolis com mais propriedades medicinais, que tem maior apelo no mercado internacional.

Mercadoria próspera no exterior

 

    No Brasil, o tipo de própolis mais vendida e buscada internacionalmente é a própolis verde mineira. Porém, é importante apontar a crescente internacional da própolis vermelha, produzida no litoral nordestino, que está chamando a atenção do maior mercado consumidor desse produto, o asiático.  A demanda da própolis no mercado internacional está aumentando gradativamente e como consequência, o valor agregado do produto aumenta significativamente a cada ano. Atualmente, a valorização da própolis ocorreu por conta de incipientes pesquisas científicas que corroboram a crença popular de que ela poderia ser eficaz contra o COVID-19.

 

    Segundo levantamento da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), a demanda global pela própolis brasileira aumentou 30% nesses últimos dois anos. As exportações, que outrora eram centradas principalmente no mercado asiático (Japão, China e Coreia do Sul), agora começam a expandir para os mercados norte-americano e europeu, pelo motivo da própolis brasileira ser internacionalmente reconhecida pela sua qualidade. Contudo, ainda é de suma importância mencionar que entre esses, o Japão é o principal mercado importador da própolis brasileira, absorvendo cerca de 80% da produção nacional.

A importância da consultoria no processo de internacionalização

 

     Com essa crescente gama de países que importam a própolis brasileira, a exportação tem se mostrado como uma ótima oportunidade para produtores brasileiros diversificarem sua presença internacional e explorarem novos e promissores mercados. Contudo, ainda é um produto consideravelmente novo para os consumidores, portanto exige uma atenção especial para sua internacionalização. Para o mapeamento e a localização de melhores oportunidades de exportação desse produto, é recomendável realizar uma Identificação de Mercado, onde é possível localizar e definir os destinos recomendados e promissores para a exportação, e com uma Análise de Mercado, há uma maior exatidão na análise comercial, política e cultural do destino escolhido, uma tarefa que uma empresa de consultoria internacional se propõe a realizar, otimizando o processo, maximizando as chances de lucro na exportação.

 

Por Felipe Collmus De Marchi em 21/04/2021

   

Fontes:

https://bityli.com/CmlTs

https://bityli.com/8ebI5

https://bityli.com/xCTwp

https://bityli.com/b8rTH

https://bityli.com/OpVNU

https://glo.bo/3kl7aQ8

bottom of page