top of page
Site - imagens dos textos-4.png

      O Brasil é conhecido por ter uma grande diversidade, tanto na culinária quanto nas suas especiarias, como é o caso do mel, este que não apenas adoça o café da manhã de muitas pessoas, mas também ajuda a combater os sintomas de doenças como dor de garganta e tosse. Além disso, o mel tem adquirido grande relevância comercial, se tornando um produto de destaque no mercado internacional.

A oportunidade de exportação do mel nacional

 

      Por ser considerado por muitos brasileiros ainda como remédio, o mel passa a ser consumido em menor quantidade nacionalmente. Este fator é o principal impulso para que diversas empresas do ramo exportem seu produto. Em 2020 o mercado internacional se mostrou receptivo a estas empresas, uma vez que, através dos dados coletados pelo jornal Agro em Dia, foi possível identificar um crescimento, em valor, de 39,6% nas exportações de mel e cera de abelha entre janeiro e julho em comparação a este mesmo período de 2019. Assim, é perceptível que, mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, a demanda estrangeira pelo mel brasileiro praticamente não foi afetada.

Principais consumidores de mel no mundo

 

     Em meio ao crescimento das exportações brasileiras, as transações de mel vêm se destacando, ao modo que este possui diversos consumidores ao redor do mundo. A partir do estudo feito pela ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel) sobre as vendas internacionais do primeiro semestre de 2020, é notável a condição dos Estados Unidos como maior importador, representando quase 80% das importações deste produto brasileiro. Ademais, o Brasil também encontra portas abertas para seu mel no mercado europeu, principalmente na Alemanha.

Importância de uma consultoria internacional

 

     Portanto, as exportações têm se mostrado uma ótima oportunidade para produtores brasileiros diversificarem sua carteira de clientes e explorarem novos mercados. Contudo, a tarefa de vender produtos em países estrangeiros demanda certos conhecimentos de planejamento estratégico e de análise de mercado, trabalho de uma consultoria, a qual dará mais rapidez e segurança a este processo.

 

Por Brenda Ferreira Martins em 10/12/2020 
   

Fontes:

https://bit.ly/3qKpOSk

https://bit.ly/3maQ1pA

https://bit.ly/3adgvVp

https://bit.ly/3qHf4UZ


 

Mel: das mesas brasileiras para o sucesso no mercado internacional

bottom of page