top of page
Site - imagens dos textos.png

         Nativa da Amazônia e abundante em quase toda a região, nasce uma árvore arbustiva e frutífera, conhecida como caçari, araçá-de-igapó, araçá-dágua ou sarão da qual origina-se o fruto camu-camu  ou camocamo. Uma fruta arroxeada ou avermelhada, da mesma família da jabuticaba e com um sabor que remete a acidez do limão, o camu-camu mantém uma alta popularidade internacional por ser a fruta com maior teor de Vitamina C de todo o mundo, superando em até 20 vezes frutas como acerola, laranja e limão, que são ricas nesta vitamina.

  

Novidade no mercado nacional e febre no exterior

     

      O fruto com potencial ainda pouco explorado no Brasil, mas que no exterior já é famoso por suas propriedades nutritivas de fortalecimento da imunidade e combate ao envelhecimento precoce, possui enorme versatilidade. Atualmente, o camu-camu é comercializado de muitas maneiras, desde sua utilização para indústrias farmacêuticas na fabricação de cápsulas de vitamina, passando por consumo em formato de sorvetes, picolés, gelattos, geléias, licor e sobremesas, e até a comercialização em pó solúvel, cujo consumo, segundo pesquisas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), diminui as taxas de gordura e açúcar no sangue. Os responsáveis pela pesquisa, Jaime Paiva Aguiar e Francisca das Chagas do Amaral, comentam que o fruto é o ouro da Amazônia, mas é o europeu que o conhece. Típico de várzea mas a população daqui não consome, evidenciando o potencial de exportação do produto.

O fruto com maior teor de Vitamina C em todo o mundo 

   

     As suas propriedades nutritivas e a fama do seu alto teor de Vitamina C já são conhecidas desde 1960, a popularidade cresceu ao longo dos anos até que finalmente a fruta passou a ser exportada, inicialmente para países como Japão, e atualmente está ganhando maior espaço por vários continentes. A pesquisadora do INPA, Lucia Yuyama, comenta: "O camu-camu apresenta um alto potencial a ser explorado como um alimento funcional tanto na Amazônia como nos grandes mercados, como Ásia, Europa e Estados Unidos".

Mercado de frutos exóticos gera lucro para produtores

     Segundo pesquisas do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), frutas exóticas possuem um valor agregado superior às frutas tradicionalmente encontradas em maior abundância, o que reflete no poder de consumo para adquirir esses produtos e além disso, nos últimos anos o consumo de frutas tem conseguido se manter em crescimento, o que demonstra o positivismo desse mercado. Para a comercialização nacional, manter a produção de frutas exóticas no mesmo local onde se encontra o consumidor final é uma boa oportunidade para produtores interessados neste nicho.

Produto brasileiro com popularidade na Ásia, Europa e EUA

      A popularidade internacional do camu-camu permite que este produto seja exportado em diferentes formas (polpas, picolés, em pó etc), oportunidade que pode ser muito mais explorada no Brasil, este mercado traz vasta oportunidade de inserção para os produtores. Atualmente, o Peru é um dos poucos produtores que exporta a fruta, alcançando principalmente os mercados japonês e europeu. Para os pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Ministério da Agricultura), Walnice Nascimento e José Urano de Carvalho, co autores do livro "A Cultura do Camu-Camu": "O camu-camu tem um grande potencial que ainda precisa ser explorado no Brasil".

A importância da atuação de uma consultoria internacional

        Com expectativas de crescimento positivas, tanto para o mercado interno quanto para o externo, o camu-camu traz muitas oportunidades para produtores brasileiros. A opção da exportação é um grande investimento para expandir os negócios e encontrar novas oportunidades. O processo de internacionalizar uma produção exige muita pesquisa e estudo especializado, com processos burocráticos e tarifários, mas com um acompanhamento de qualidade, feito por consultores internacionais que podem guiar este caminho, traz lucros para aqueles que tem o sonho de exportar e levar seu produto para além de suas fronteiras.

Por Marina Leite em 20/10/2020

   

Fontes:

https://bit.ly/2IWGvZj

https://bit.ly/3okzzFI

https://bit.ly/2HvtlSx

https://bit.ly/2HlfIFT

https://glo.bo/3ksJp6a

https://bit.ly/2IPL0or

https://bit.ly/3jooJee

Camu Camu: ouro da Amazônia e sua fama nos mercados internacionais

bottom of page