Banana nacional: um produto versátil e pouco explorado

Por: Debora Parolin, 15/10/2020

  • O potencial de absorção do MERCOSUL da banana brasileira;

  • Bananicultura brasileira em crescimento no mercado externo;

  • Principal produto comercial do mundo.

    Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no ramo da fruticultura a banana é o principal produto comercial do mundo, tendo uma área plantada de aproximadamente 5,4 milhões de hectares. A banana se apresenta como um produto versátil utilizado em diversas receitas. Com a ascensão global da busca pelos famosos snacks e produtos fitness, será cada vez mais comum o aumento da sua demanda, uma vez que ela é vista como um símbolo de saúde e bem estar.

     Apesar da bananicultura estar concentrada em apenas três estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Bahia), o país possui um papel de destaque na sua produção, sendo o quarto maior produtor da fruta, responsável por 6% da oferta mundial. Os principais destinos da banana brasileira são a Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido, tendo sido aberto, também, em 2019, uma janela potencial de exportação para a Bolívia.

      Vale ressaltar que este é um mercado pouco explorado e em constante crescimento, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume da fruta enviado para o MERCOSUL já superou as 56 mil toneladas. Desta forma, com as expectativas de evolução deste segmento, mais importante do que entender o mercado da banana é entender os clientes potenciais que ele oferece, com um Estudos de Mercado e Lista de Compradores, ambos serviços oferecidos pela Prisma, o sucesso é garantido, principalmente nos mercados da América do Sul e União Europeia.

Fontes:

https://bit.ly/355OzOP

https://bit.ly/3lUWMfG

https://bit.ly/2H8Fmgz

https://bit.ly/3lU38vL

ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram