top of page

        O ovo é um alimento que está presente na mesa de milhões de brasileiros diariamente, justamente por ser um produto versátil e com um valor mais acessível. Entretanto, seu consumo também é um hábito alimentar em diversos países, podendo ser visto no cotidiano de milhões de pessoas provenientes das mais diversas culturas. Diante disso, a exportação de ovos pode ser bem vantajosa, levando em consideração que o Brasil está entre os 10 maiores produtores mundiais, com uma projeção de 56,21 bilhões de unidades para esse ano.

Múltiplos mercados no mundo

      Os ovos brasileiros já se encontram na mesa de consumidores em mais de 22 países, entre eles Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Venezuela, que se destacam entre os principais importadores do produto brasileiro. Ademais, o acordo feito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em setembro de 2020, para iniciar exportação de ovos ao México, o maior consumidor per capita de ovos do mundo, torna o mercado ainda mais assertivo ao sucesso. 

Recuperação do mercado

       Ano passado, devido à crise do Covid-19, a venda de ovos para o exterior foi prejudicada e os negócios focaram-se no mercado interno, todavia, a ABPA projeta uma recuperação das exportações, com avanço de 50% para este ano de 2021, chegando a 8 milhões de toneladas vendidas. Projeção que já pode ser vista ao compararmos o volume exportado em janeiro deste ano para o de 2020, atingindo 2,608 mil toneladas, apresentando aumento de 34,3% em relação ao ano anterior. De acordo com estudos do Ovosite em conjunto com o Comex Stat, sistema de estatísticas de comércio exterior, o volume de ovos comerciais exportados segue apresentando evolução pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior volume desde fevereiro de 2016.

A importância de uma consultoria internacional

 

     Dessa forma, podemos ver o grande potencial do ovo e de sua exportação, oferecendo uma oportunidade aos produtores brasileiros de expandirem seus negócios e se inserirem no mercado internacional. Vale lembrar que com uma estratégia bem estruturada e o conhecimento do novo mercado, a garantia do êxito no processo de internacionalização torna-se cada vez maior.

Por Natália Pontes em 24/02/2021

Fontes:

https://bit.ly/2ZUf3Rf

https://bit.ly/3qZwCLr

https://bit.ly/3r144RM

https://bit.ly/3r1Polv

https://bit.ly/3bHGWkZ

https://bit.ly/3pZt6Qa

food-6035549_1920_edited.jpg

Ovo: nas mesas do mundo todo

bottom of page