top of page
Design sem nome-3.png

Tabaco: um mercado grandioso em meio à pandemia

      O tabaco é um produto processado que está presente no cotidiano das pessoas de diversas maneiras, sendo a principal delas,  para recreação, sob a forma de cigarros, charutos e cachimbo. Pouco se sabe que, além de ser usado para esse fim, ele pode ser empregado na produção de inseticidas caseiros. O uso recreativo é, de longe, o mais popular do produto. De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde, em pesquisas feitas com 24 países ao redor do mundo. 

 

A importância do Brasil nesse mercado

      O Brasil é o segundo maior exportador de tabaco do mundo atualmente, apenas atrás da China que é o maior produtor e consumidor. São produzidas 675.545 de toneladas da erva por ano no território brasileiro, e sua exportação representa 25% das vendas do produto no planeta, de acordo com um levantamento feito pela empresa Souza Cruz. Presente principalmente no sul, concentrado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ele é cultivado em 321.520 hectares do território brasileiro, gerando renda para mais de 600 mil pessoas no país.

 

      De acordo com a Rede de Pesquisas Solidária, em 2020, apesar da pandemia do coronavírus prejudicar diversos segmentos do comércio internacional, produtos de baixa complexidade mantiveram um nível estável de exportações no Brasil, sendo que o número de exportações de tais produtos só foram inferiores ao mesmo período em 2019 durante dois meses de 2020, em janeiro e maio. Nesse sentido, a exportação do tabaco rendeu ao país, apenas em 2020, U$651.946.793,00 de acordo com o site Comexstat, sendo a Bélgica seu principal destino, devido a seu vasto uso de charutos e afins, seguido pela China, Estados Unidos e Indonésia. 

A importância do auxílio de uma consultoria internacional

      Visto tais dados, é possível afirmar que exportar o produto é um ótimo investimento para os brasileiros atualmente, porque além de ser um produto feito em grande escala no país, é também muito cotado além das fronteiras. Exportar um produto requer estudos, organização e planejamento, com a intenção de que tudo isso aconteça, a Prisma pode te auxiliar,  oferecendo nossos serviços de consultoria para garantir, ainda mais, o sucesso de seu investimento.

 

Por Yasmin Marra em 03/09/2020

Fontes:

https://bit.ly/3m15vxM

https://bit.ly/3bznpTl

https://bit.ly/3jPqUYW

https://bit.ly/3jEVEvw

https://bit.ly/31ZJTcV

https://bit.ly/2Gv8uhE

https://bit.ly/2QTvNU2

bottom of page