top of page
Site - imagens dos textos.png

Sustentabilidade e consumo consciente: as próximas tendências do comércio internacional

    Nas últimas décadas do século XX, após muitos anos de destruição e danos causados ao meio ambiente, a humanidade passou a discutir a necessidade de preservar o planeta. Como reflexo, empresas e indústrias começaram a repensar seus produtos e em como adaptá-los para a nova realidade do mundo contemporâneo.

 

     De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país emergente que mais contribui com a produção sustentável e disponibiliza recursos para países da América  Latina e da África. Junto a isso, uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) evidenciou que quase 60% dos pequenos empresários brasileiros já consideram a sustentabilidade como uma oportunidade de negócio. Além disso, entende-se que investimentos relacionados a produtos sustentáveis, como produtos de higiene e beleza representaram 18,2% do faturamento do setor em 2019, segundo a Nielsen Brasil. Com esse mercado em expansão no Brasil, é cada vez mais propício investir em exportações, principalmente para países da América do Sul.

     A valorização do consumo consciente é notável em todo o mundo: em 2017, uma pesquisa realizada pela empresa privada Health Focus nos Estados Unidos - um dos principais parceiros econômicos do Brasil - indicou que 17% da população do país consome produtos veganos e sustentáveis, e a expectativa é de que essa taxa aumente. Isso incentiva o desenvolvimento de produtos que são ecofriendly, como copos e canudos reutilizáveis ou biodegradáveis, já que, segundo estudos publicados no jornal LA Times, a população estadunidense descarta 500 milhões de canudos plásticos diariamente e a população mundial consome cerca de 500 bilhões de copos plásticos por ano.

 

    Assim, compreende-se o crescimento do mercado de produtos sustentáveis ao redor do mundo, a importância de aderir a movimentos relacionados a práticas ecológicas e sustentáveis e o papel que o Brasil ocupa no cenário internacional referente a elas. Porém, para que haja o devido aproveitamento desse mercado em expansão, é indispensável o auxílio especializado de  uma consultoria, que envolve um estudo e a seleção dos mercados mais indicados para exportação, visando um processo de internacionalização completo. 

 

Por Rafaela Ferreira Picolo em 14/08/2020

Fontes:

https://bit.ly/2Y0N69W

https://bit.ly/2FqpmFK

https://bit.ly/2Y1AEXz

https://bit.ly/3h0J5cX

https://bit.ly/3fYUJUu

https://lat.ms/2Ct1Y9n

https://bit.ly/3g23soF

bottom of page