top of page
photo_5003870610941651764_w.jpg

Shampoo e Condicionador em barra: uma das principais tendências para o mercado de cosméticos em 2023

      A conscientização ambiental é uma crescente tendência mundial cujos impactos são vistos nos mais diversos âmbitos. No mercado, o que se observa é o estabelecimento de um consumo mais consciente, atrelado à busca por práticas sustentáveis tanto por parte das marcas, quanto dos consumidores – conforme pesquisa realizada pelo Mercado Livre no início do ano, o consumo de produtos sustentáveis no Brasil dobrou em comparação com 2021. Nesse sentido, produtos inovadores ligados a esses propósitos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado e um dos principais exemplos dessa tendência, que se sustenta para 2023, são os shampoos e condicionadores em barra.

 

Sobre o produto

 

         Inicialmente patenteados pela britânica Lush (1995), os produtos em barra, já que não precisam de embalagem, foram desenvolvidos visando a redução do descarte e da poluição em massa, resultantes das embalagens plásticas tradicionais, que contabilizavam 552 milhões de unidades por ano, segundo levantamento da própria marca. Além disso, os produtos em barra se concretizaram de forma a conferir diversos outros benefícios sustentáveis, entre eles: a economia de água e a substituição de sintéticos poluentes na fórmula.

O Brasil no mercado de shampoos e condicionadores em barra

 

          No Brasil, já existem grandes representantes desses produtos, como as marcas Orgânica, Simple Organic e B.O.B, que vêm registrando ampla receptividade do mercado por sua performance e pela ampla fidelidade de seus consumidores atraídos pelo “marketing verde”. Todavia, ainda há muito espaço para sua expansão tendo em vista a necessidade de aumento da sua acessibilidade, e de sua crescente aceitação por parte dos consumidores, o que abre muito espaço para a ação empreendedora que se vê cada vez mais forte em torno desse mercado mais ecológico. Ainda mais, o fato do produto ser feito artesanalmente a partir de uma matéria prima de fácil acesso, tem sido mais um incentivo para a aposta em vários novos negócios. 

    De tal maneira, alinhados à tendência mais sustentável dos consumidores, a aposta é que o shampoo e condicionador em barra se sustentem por mais um ano como fortes produtos para o mercado de cosméticos brasileiro.

Por Nicolle Palharini em 19/12/2022

Fontes:

https://bit.ly/3C9NXJc

https://bit.ly/3G3Lt0h

http://glo.bo/3IsGvNF

https://bit.ly/3YUUK3j

https://bit.ly/3Ww4b7H

bottom of page