top of page
photo_5104938780623743921_w.jpg

O impacto da renúncia de Jacinda Ardern do cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia

A renúncia da primeira-ministra

     No dia 19 de janeiro de 2023, Jacinda Ardern tornou pública a sua decisão de renunciar ao seu cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia, após um mandato de 6 anos. O anúncio de sua renúncia veio antes das eleições, que vão acontecer no dia 14 de outubro de 2023. Ainda, Ardern afirmou que não possuía mais “combustível no tanque” para continuar no cargo de liderança do governo neozelandês.

 

Histórico no cargo

     Em 2017, Jacinda Ardern foi eleita para o cargo de premiê, aos 37 anos, tornando-se uma das chefes de governo mais jovens do mundo. Desde então, a então governante liderou o país durante diversas crises, como a pandemia de Covid-19, a erupção de um vulcão localizado na Ilha Branca e tiroteios em duas mesquitas. Como afirmou Ardern, os eventos que ocorreram durante seu governo foram desgastantes devido a natureza contínua deles e que, em momento algum, houve a sensação de estar apenas governando. 

 

Desempenho durante seu mandato

     A ex-primeira-ministra ficou conhecida pelo seu ótimo desempenho durante as crises que se sucederam durante o período de seu governo. Além disso, ao renunciar seu cargo, líderes da oposição elogiaram sua administração, como Chris Luxon, que agradeceu pelos serviços de Ardern e afirmou em sua conta do Twitter que “ela deu tudo de si neste cargo que é incrivelmente exigente”. Também, Jacinda Ardern foi exemplo de governança positiva no cenário político internacional, arremessando a Nova Zelândia em posições de maior destaque na atual conjuntura geopolítica.

 

Queda da popularidade e substituição no cargo 

     Porém, nos últimos tempos, a popularidade da premiê tem sido a menor desde de sua eleição, e Ardern ainda afirmou que esse declínio foi o preço pago para manter a população protegida da Covid-19, devido às suas políticas durante o período da pandemia.

     Devido à renúncia de Jacinda Ardern, quem a substitui no cargo de primeiro-ministro é Chris Hipkins, que tomava à frente dos cargos de ministro da Polícia, Educação e Serviço Público, bem como o líder da Câmara. Ainda, uma pesquisa da Horizon Research realizada no dia 20 de janeiro de 2023 mostrou que Hipkins é o candidato em potencial com maior popularidade entre os eleitores.

     As eleições neozelandesas para o cargo de primeiro-ministro ocorreram no dia 14 de outubro de 2023, como anunciado por Jacinda Ardern, antes de sua renúncia

Por: Beatriz Camargo em 01/02/2023

Fontes: 

https://bbc.in/3HQBZrw

https://bit.ly/3YhoI0s

https://bit.ly/3YieOf6

https://bit.ly/3Yjvi6m

bottom of page