top of page
Site - imagens dos textos-2.png

A importância de compreender
as tarifas e regulamentações
antes de exportar

     O mercado internacional compreende uma série de regras e procedimentos sobre a circulação e comercialização de mercadorias, por isso é tão importante pesquisar sobre tarifas e regulamentações na hora de considerar uma inserção no comércio exterior. Apesar de muitas vezes parecer extenso e complicado, o processo burocrático pode ser facilitado e melhor compreendido a partir de uma pesquisa personalizada e de qualidade, garantindo maior tranquilidade na exportação. 

     Os aspectos a serem considerados nesta pesquisa são variados: exigência de documentos e certificados; vigência de acordos de comércio; aplicação de tarifas alfandegárias; restrições técnicas; regulamentações sobre produtos e embalagens; observações sanitárias sobre alimentos; dentre muitas outras especificidades. Ou seja, as barreiras comerciais - como são chamadas - diferem de país em país, além de assumirem distintas modalidades.

     Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), "barreiras comerciais podem ser entendidas como qualquer lei, regulamento ou prática que proteja os produtores domésticos contra a competição externa, que imponha obstáculos ao fluxo normal de comércio ou estimule artificialmente as exportações de um produto doméstico específico". 

     De acordo com Constanza Biasutti, gerente de Política Comercial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Brasil deixou de exportar quase 35 bilhões de dólares por conta de barreiras comerciais em 2017. Além disso, até 2020, a CNI identificou um total de 70 barreiras comerciais impostas às exportações brasileiras. Os dados revelam que tal burocracia administrativa e aduaneira, somada às tarifas de importação, representa um forte obstáculo à comercialização de produtos em mercados estrangeiros, podendo inclusive, constituir um aumento expressivo dos custos da exportação. 

     A identificação sistemática e atualizada das barreiras existentes e das exigências alfandegárias, a cada caso específico, portanto, é de extrema importância para impedir que os processos burocráticos e tarifários causem entraves no comércio exterior, além de garantir a atividade regular, no processo de internacionalização.

     Nestes termos, a Prisma Consultoria Internacional realiza o serviço Regulamentações e Tarifas, com o principal objetivo de fornecer informações sólidas e detalhadas sobre o componente burocrático, tão fundamental ao processo de exportação. A partir de um acompanhamento próximo ao cliente, trabalhamos de forma personalizada, com o intuito de orientar aqueles que desejam levar seus produtos para o exterior - considerando os procedimentos, documentações e regras, a cada caso específico - a fim de evitar surpresas e garantir regularidade e tranquilidade na conduta da exportação. 

Por Victória Ennser em 06/11/2020

Fontes:

https://bit.ly/2W2CYvG

https://bit.ly/39VG6Si

https://bit.ly/3n2NGyt

https://bit.ly/3qHpEes

bottom of page