Por que e como exportar?

Por: Gabriel Arruda 16/06/2019

  • O mundo atual e suas vantagens para os negócios;

  • Novos e acolhedores mercados;

  • A realidade do mercado nacional;

  • Os desafios e a solução para o sucesso na exportação;

   Para qualquer tipo de comerciante, seja ele ou ela um fabricante, um revendedor, um ofertante de algum serviço, independentemente de possuir um empreendimento de pequeno, médio ou grande porte, em meio aos desafios para fazer seu negócio se consolidar e prosperar é preciso, em algum momento encarar de frente essa pergunta chave: por que e como exportar?

     No mundo atual, temos o privilégio de estarmos inseridos em um espaço no qual todos podem interagir com todos e, ao mesmo tempo, é exatamente isso querem fazer. Hoje em dia não importa o tamanho do seu negócio, apenas seus próprios limites podem dificultar para que você expanda seu negócio e sua missão para mercados e pessoas ainda intocados. Porém ainda fica a pergunta, por que você faria isso?

     A razão fundamental em favor da exportação é também o argumento básico contrário a essa estratégia de mercado: a interação com o desconhecido. O mundo está transbordando de pessoas e organizações cujos diversos desejos de consumo sequer foram descobertos; com condições muito melhores para comprar o que lhes agrada; com um interesse em formar honestas parcerias de distribuição, transporte e fornecimento; com mercados muito mais acolhedores para o crescimento do seu negócio. Todo esse interesse sendo movido pela curiosidade dos novos mercados em conhecer o que os mundo pode lhes oferecer.

     Ademais, mesmo pairando sobre a dúvida e o desconhecido, a exportação é sem dúvida um caminho positivo para prevenir ou lidar com a adversidade de um mercado nacional já saturado ou desinteressado. Ter de lidar com um mercado estagnado é extremamente desafiador, pois a concorrência é demasiada e os resultados do investimento e esforço para superar sua competição não oferecem os ganhos desejados, pior do que isso é ter seu empenho e sua dedicação recebidos com o descaso de consumidores que não enxergam o genuíno valor de seu empreendimento. Pois é justamente na busca por mercados mais receptivo e atraente que a exportação revela sua verdadeira importância.

     Entretanto, o mercado internacional não deve ser visto com inocência. Um negócio que pode ser acolhido com abundante interesse em um lugar, pode ser recebido com total desinteresse em outro. Descobrir aonde o seu negócio terá o seu verdadeiro valor reconhecido não é uma tarefa fácil e os riscos não são baixos. Um investimento descuidado de exportar para um mercado pouco conhecido e com uma fraca pesquisa prévia pode acarretar sérios prejuízos ao seu empreendimento.

     E é exatamente à vista disso que deve-se elaborar uma estratégia para descobrir como exportar. A exportação não é um passeio, ela requer planejamento e pesquisa, é preciso estudar quais países possuem um interesse em seu negócio, quais as razões desse interesse e quais regiões dessa nação são mais seguras e favoráveis para estabelecer seu negócio; ao mesmo tempo é preciso e é necessário ter conhecimento de todos trâmites legais e econômicos aos quais o país de seu interesse está sujeito, como documentos, autorizações, tarifas, regulamentações fitossanitárias, quotas de produtos, entre outros; além disso é imprescindível possuir uma contato prévio de possíveis compradores e parceiros no exterior.

     É precisamente para auxiliar na concretização de sua ambição de ver seu negócio crescer e prosperar que a Prisma Consultoria Internacional atua. Trazer o sucesso de seu empreendimento assegurando uma internacionalização de excelência e qualidade, atingindo as razões para se exportar e desenvolvendo um planejamento detalhado para certificar uma união perfeita entre ofertante e consumidor são os nossos  objetivos vitais.

Fontes:

https://bit.ly/2ZuBQkk

https://bit.ly/2WLNtl7

https://bit.ly/2IRMqLI

ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram