Pitaya.jpg

Pitaya: a fruta que é tendência para a saúde e o seu negócio

  A pitaya é uma linda fruta de coloração vibrante, originária da América Central e do México. Com seu gosto adocicado e as inúmeras vantagens para a saúde, a "fruta do dragão", como também é conhecida, se insere cada vez mais na vida e nos hábitos alimentares das pessoas.

Rica em nutrientes e em benefícios para a saúde

  Ela é rica em nutrientes capazes de prevenir doenças como anemia e câncer e aprimorar o funcionamento de órgãos vitais, além de possuir vitamina C e hidratar, sendo uma ótima opção saudável para consumo. 

Fácil cultivo, altamente lucrativa e de baixo investimento

  No âmbito comercial, cultivar a fruta se mostra extremamente vantajoso por suas características únicas. A pitaya é versátil, pois se adequa a diversos climas e solos, exigindo poucas adaptações ou especificidades em relação ao plantio e cuidado. Ela pode ser comercializada em sua forma natural, processada ou até como cosmético. Apresenta alto custo-benefício para o produtor, uma vez que não demanda um grande investimento e traz lucros a curto e médio prazo, principalmente por produzir aproximadamente três safras por ano.

A demanda pela fruta aumenta cada vez mais no exterior

   No mercado internacional, o Brasil se insere como um grande exportador da fruta. De acordo com o Comex Stat, em 2021 as exportações em dólar chegaram a US$353.908, tendo em vista seu crescimento em relação ao ano anterior, no qual marcou o valor de US$149.946. Esse aumento também pode ser visto quanto à exportação de pitaya em quilos, que passaram de 32.044kg em 2020 para 166.951kg em 2021. Os principais países consumidores da pitaya brasileira são Canadá e Uruguai, representando quase metade do valor total exportado. 

A importância da atuação de uma consultoria internacional

  Tendo em vista todos os benefícios para os consumidores e produtores, a exportação de pitaya é um negócio promissor que cresce a cada ano. Como o Brasil é um dos principais exportadores no mercado internacional, a pitaya se mostra uma fruta repleta de oportunidades para os pequenos e grandes produtores que querem internacionalizar suas empresas. Dessa forma, é recomendável o auxílio de uma consultoria internacional, como uma Identificação de Mercado, a fim de conhecer e entender os melhores mercados para a exportação de pitaya, tendo uma maior assertividade no processo de internacionalização.

 

Por Júlia Cruz em 16/09/2021    

Fontes:

https://bit.ly/3B47yXZ

https://bit.ly/3m0Pwl8

https://bit.ly/3C8r8DR