top of page
Site - imagens dos textos-2.png

O mercado internacional está para peixe!

     O peixe é a proteína animal que traz mais benefícios à saúde e também a mais consumida ao redor do globo. Estes fatores, somados ao "boom" demográfico das últimas décadas, resultam no aumento da demanda pelo comércio internacional deste valioso produto. Em constante crescimento, só no Brasil este mercado bilionário produziu 691,7 mil toneladas de pescado em 2017, mesmo tendo a capacidade de produzir ecologicamente 20 milhões de toneladas de acordo com a FAO/ONU (Food and Agriculture Organization).

     Tendo a janela aberta para o investimento neste setor, o governo federal anunciou incentivos com o objetivo de aumentar em 20% a produção de pescados, visando alcançar a produção de 3 milhões de toneladas/ano até o final de 2020, colocando a produção brasileira como um importante "player" mundial. De acordo com o Presente Rural, o primeiro Congresso Internacional e Feira de Agronegócio, que aconteceu em setembro de 2019 em Foz do Iguaçu, foi um evento chave para posicionar o Brasil como um ator importante, intensificando as discussões acerca da capacidade exportadora do país.

Os destaques para esse mercado e a importância do auxílio de uma consultoria internacional

     Portanto, pensar em um segmento eficiente sob os espectros econômico, social e ecológico, em conformidade com os novos padrões de consumo internacional é pensar no futuro da criação de peixes no Brasil. O foco deve ser os grandes importadores desta proteína: União Europeia, Estados Unidos da América e Japão, que se encontram não muito à frente da ascendente China. Porém, em razão deste cenário, faz-se necessário uma análise de mercado, prospectando importantes fornecedores e trabalhadores do ramo no intuito de formular estratégias certeiras para a inserção de novos produtos no ramo.

Por Débora Parolin em 09/01/2020

Fontes:

https://bit.ly/2T94hEI

https://bit.ly/2s9qjvL

https://glo.bo/2T42H6W

bottom of page