ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Do Brasil ao mundo: Pão de queijo

Por Felipe Jukemura 07/11/2019

     Uma iguaria da culinária nacional, o pão de queijo carrega consigo o próprio gosto do Brasil. Esse "trem bão" que originalmente tinha sua imagem fortemente atrelada aos mineiros devido sua grande versatilidade e por agradar a todos tem, paulatinamente, ganhado o gosto de outros povos e hoje passa a ter até certo sotaque internacional.

     Esse novo mercado que está se abrindo tem se mostrado uma oportunidade promissora para investidores brasileiros. Duas das grandes produtoras nacionais desse produto, a Maricota e a Forno de Minas já tinham em 2018, respectivamente, cerca de 5% e 7% de seu faturamento em exportação. Ademais existe a previsão para que a aceitação e demanda por esse alimento no exterior com o tempo passe a crescer, pois o próprio governo brasileiro, em uma parceria com a ABBA (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas e Alimentos), lançaram o projeto "Brazilian flavors" que promove produtos como a tapioca, a água de coco e o pão de queijo.

     Apesar de ainda um mercado novo, a exportação de pão de queijo já tem mostrado resultados muito satisfatórios. No primeiro sem estre de 2018, por exemplo, o Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços mostrou que somente em Minas Gerais, misturas e pastas para preparados de padaria, pastelaria e indústria de biscoitos- que incluem o pão de queijo - somaram mais de US$ 4,212 milhões, com crescimento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. O pão de queijo, sozinho, de acordo com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação de Investimentos), teve um total de US$ 19,6 milhões em vendas no exterior no ano de 2017, valores superiores ao da cachaça, por exemplo.

      Contudo é de suma importância que, qualquer um que busque sua fatia no mercado internacional atente-se quanto aos melhores locais para se exportar, bem como possíveis barreiras que o produto possa encontrar ao longo do caminho. Por isso é imprescindível a orientação adequada nesse processo que, feito da maneira correta, levará a um sucesso de investimentos.

Fontes:

https://bit.ly/36RSnU6

https://bit.ly/33riaQP

  • Iguaria tem ganhado espaço internacionalmente

  • Oportunidade promissora para investidores brasileiros

  • Vendas estão em alta no exterior