ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Pães Industrializados: delícias do paladar e das exportações brasileiras

Por Beatriz Sgrignelli 11/09/2019

     Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou no jantar junto com um prato de sopa, os pães são destaque na alimentação e ocupam a posição de um dos produtos mais consumidos no Brasil e no mundo. Segundo o padeiro francês Oliver Anquier, o pão foi uma das primeiras receitas descobertas pela civilização antiga e, até hoje, o produto continua se renovando, sempre presente em praticamente todas as refeições que fazemos.

     Além da convencional massa feita com farinha de trigo branca, outros tipos de pães industrializados têm ganhado destaque nas mesas dos consumidores. O mercado internacional tem se adaptado a essa nova demanda e cada vez mais se abre para o comércio dessas massas diferenciadas, como os integrais e com cereais diversos.

     O Brasil é um grande exportador de pães industrializados: segundo estudo feito pela Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) com dados da Comex Stat, o país é o 11º maior exportador do mundo, com por volta de 400 mil toneladas exportadas, o que renderam em 2018 U$5.2 milhões de dólares aos exportadores brasileiros.

 

     A expectativa de crescimento do setor no âmbito internacional é grande para o futuro. Apenas no primeiro semestre de 2019, segundo a ABIMAPI, houve um avanço do setor de bolos e pães industrializados em 3% no valor monetário das exportações comparadas com o mesmo período do ano anterior. Entre os maiores consumidores desses produtos brasileiros, destacam-se o Paraguai e os Estados Unidos, sendo os destinos de, em média, 50% dos produtos nacionais.

 

     Porém, segundo Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, o bom desempenho das exportações nacionais dependem do investimento em ações e na busca de oportunidades no exterior. Desta forma, um estudo do mercado pretendido, com uma boa base de informações sobre o setor no âmbito internacional, é essencial para uma inserção relevante no destino das exportações dos pães nacionais.

Fontes:

https://bit.ly/2m5aAKL

https://bit.ly/2kErn7b

https://bit.ly/2kErSxW

  • Um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo

  • Brasil como destaque na exportação mundial

  • Aumento das vendas do setor no comércio internacional

  • Principais compradores