top of page
Design sem nome-2.png

​Óleos essenciais: a ascensão da aromaterapia abre portas para
a exportação

   Os óleos essenciais são produtos extraídos de plantas e árvores com um alto nível de pureza e têm diversas finalidades, podem ser utilizados para criação de cosméticos, velas aromatizadas e aromaterapia, quando colocados em um difusor do aroma. Estes óleos estão em crescente alta no mercado devido aos seus incríveis benefícios, sendo eles, desde clareamento de manchas na pele quando utilizados em cosméticos até tratamentos e prevenções de doenças quando utilizados para aromaterapia.

Oportunidade de exportação de um produto que está em crescente alta

 

     Segundo o site da Sociedade Nacional de Agricultura, o Brasil é um dos grandes exportadores de óleos essenciais no mundo, ocupando o quarto lugar. Dos óleos mais importantes, 18 são brasileiros. Pelo fato de nosso país ter uma grande biodiversidade, encontramos diversas fontes de extração para a criação deste produto. O site do Trend Economy mostra que os países que o Brasil mais exportou esses óleos em 2019 são: Estados Unidos, Holanda, Japão, China, Índia, França, Espanha, Singapura e Reino Unido.  

 

     De acordo com o Sebrae, a produção mundial desse produto está em torno de 45 mil toneladas, sendo estimada em U$700 milhões, e o Brasil possui cerca de 13,4% dessa produção. Outro dado que o Sebrae informa é que em 2011 o setor brasileiro faturou mais de 43 bilhões de dólares no mercado de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) sendo esse faturamento, 18,9% maior do que no ano anterior. De acordo com o site do Trading Economics, em 2019 o Brasil lucrou mais de U$734,71 milhões só com exportação de óleos essenciais e cosméticos.

A importância do auxílio de uma consultoria internacional

     Portanto, é possível ver o crescimento significativo no mercado interno e externo em relação a esse produto, e com o Brasil ocupando um lugar de suma importância em relação a exportação dos óleos essenciais. Esse é um fator ainda mais vantajoso para quem tem interesse em internacionalizar esse produto, e para isso, é de extrema necessidade ter um planejamento financeiro e estratégico junto de um estudo de mercado, serviço que uma consultoria poderia oferecer, trazendo maior facilidade e assertividade para o processo de exportação.

Por Denise Yu Gomes em 15/01/2021

Fontes:

https://bit.ly/3ssnzny 

https://bit.ly/38KADNa 

https://bit.ly/2XFK3TU 

https://bit.ly/2LAUlCq 

https://glo.bo/3nKDsSJ 

bottom of page