óleos vegetais

Por: Antonio Miranda 03/02/2020

  • Mercado em pleno crescimento;

  • óleo de soja como líder no mercado;

  • a forte ascensão do óleo de palma;

  • óleo de girassol como alternativa saudável;

  • o crescimento elevado e discreto do óleo de amendoim.

     O mercado de óleos vem sendo um dos mais promissores do Brasil, sendo um dos que mais crescem no mundo, segundo dados da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos),houve uma uma safra de 197 milhões de toneladas em 2017 e 2018 e também foi o setor que mais se destacou em vendas reais nesses anos, havendo um aumento de 12%. Os responsáveis por esse aumento foram os óleos de soja, palma, girassol e amendoim. 

 

     A soja já é um produto de grande relevância na economia brasileira e com o aumento de sua produção o mesmo acontece para a sua forma em óleo que segundo o ministério da agricultura o consumo deve aumentar em 28,1% nos próximos 8 anos. Isso continuará a fazer do Brasil um  dos líderes nesse mercado. 

 

     O óleo de palma é um dos mais importantes no Brasil, já que é utilizado na produção de diversos produtos, como o azeite de dendê, biscoitos, pães, sorvetes, produtos de beleza, biocombustíveis e bioenergia. Ele vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil, tendo 350 mil toneladas produzidas em 2017/2018, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), e estando entre os 10 maiores produtores mundiais.

 

     A semente de girassol, que contém o óleo, vem sendo utilizada cada vez mais na produção de outros produtos como alimentos, biocombustíveis, ração para animais, cosméticos e até em remédios e vem ganhando destaque em grupos  veganos e fitness por ser uma alternativa mais saudável do que o óleo de soja e por conter vitamina E e ácidos graxos. Ela corresponde a 13% de todo óleo produzido no mundo sendo consumido principalmente no exterior.

 

     Por Fim o óleo de amendoim, apesar de ser pouco produzido, consegue achar espaço no mercado nacional, sendo um dos responsáveis pela elevada geração de renda na agricultura, comprovado por um relatório do MAPA. O mesmo também vem crescendo internacionalmente, segundo uma pesquisa do Instituto de Economia Agrícola volume das exportações de amendoim  cresceu 35% em relação ao ano de 2017 totalizando US$ 230 milhões.

 

     O mercado de óleos é um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos e sempre há espaço para exportação e conquistar mercados internacionais principalmente com apoio técnico de uma consultoria. 

Fontes:

https://bit.ly/37XlmpI

https://bit.ly/3b48HD7

https://bit.ly/2RRFaFg

https://bit.ly/2ufvXO2

https://bit.ly/3b45OSS

https://bit.ly/36VZjhy

https://bit.ly/2Sd3znH

https://bit.ly/2uXCVao

https://bit.ly/2v3B1ow

https://bit.ly/2GQaOwz

https://bit.ly/2Uo7wbM

https://bit.ly/36VAP8m

ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram