top of page
Site - imagens dos textos.png

Óleo de palma e seu destaque internacional

     A gordura proveniente da palma, no Brasil, apresenta ampla correlação com a culinária, sendo dela proveniente o famoso azeite de dendê. Entretanto esse óleo tem a maior parte de sua produção absorvida pela indústria podendo servir à composição de margarinas, chocolates, biscoitos e também fazer parte de cremes e produtos de higiene. Por essas e outras razões esse produto é o óleo de origem vegetal mais consumido no mundo.

Ampla produção brasileira de óleo de palma

     O Brasil por se encontrar em região com um clima que favoreceu o cultivo da palmeira que produz tal óleo, apresenta uma produtividade muito alta, onde, um hectare de plantio pode gerar cerca de 5 toneladas de óleo por ano, valor dez vezes superior ao da soja, por exemplo. Tal produtividade possibilitou que o Brasil, em 2011, o ocupasse a nona posição entre os maiores produtores desse óleo, de acordo com a USDA Foreign Agricultural Service.

Óleo mais consumido no mundo

     Dentro do cenário mundial, sendo o óleo mais consumido do mundo, apresentou, em 2017, uma movimentação comercial superior aos 33 bilhões de dólares, tendo, Índia e China sozinhas importado quase trinta por cento desse total. Apesar do amplo mercado e da ampla produção brasileira, as exportações brasileiras em 2017 ainda foram muito tímidas, sendo de aproximadamente 52 milhões de dólares, concentrando-se principalmente em países vizinhos como a Colômbia.

A importância da atuação de uma consultoria internacional

     Vê-se então que as exportações desse produto possibilitariam inúmeras possibilidades de crescimento para os produtores locais, seja para países já estabelecidos como grandes consumidores, como a China, seja para alguns outros em crescimento, como a Malásia que em março de 2019 apresentou um aumento de 22,3% de crescimento em suas exportações do óleo em comparação com o mês de fevereiro do mesmo ano. Assim é fundamental que qualquer um que queira entrar nesse mercado faça uma análise detalhada que como e para onde exportar o seu produto. 

Por: Felipe Jukemura em 19/02/2020

Fontes:

https://bit.ly/3bPwvuU

https://bit.ly/3bO3dg9

https://bit.ly/2wnSBV1

https://bit.ly/37N8q4U

bottom of page