top of page
Design sem nome.jpg

 O mercado de trigo no contexto da guerra Russo-Ucraniana

  A guerra da Rússia contra a Ucrânia vem trazendo diversas implicações para o cenário internacional, o conflito que teve início em fevereiro de 2022, segundo o secretário-geral da Otan, pode durar anos. A Ucrânia, apesar das diversas perdas, segue conquistando numerosas vitórias contra a Rússia. Após a vitória em Kiev, foi anunciado dia 19 de junho do mesmo ano, que a Ucrânia conseguiu frear os ataques russos no leste do país, perto da cidade de Severodonetsk.

 

Queda nas exportações de trigo na Ucrânia

 

  Apesar da vitória territorial, a Ucrânia tem tido perdas significativas no setor comercial, especialmente quando se trata de exportação. Com o bloqueio dos portos marítimos ucranianos pela Rússia, a exportação de 22 milhões de toneladas de produtos alimentícios foram retidos, segundo o presidente ucraniano Zelensky. Entre esses produtos, o trigo ganha destaque, uma vez que em tempos de paz a Ucrânia exportava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês, contudo, com o bloqueio, o volume foi reduzido para cerca de 1 milhão de toneladas em abril.

 

Impacto para o Brasil: Aumento exponencial de exportação de trigo

 

  Segundo o especialista do setor de trigo, Elcio Bento, para a CNN Brasil, tendo em vista o panorama da situação ucraniana referente ao trigo, "[...] O país europeu é nosso concorrente nesses produtos, o que abre uma oportunidade para o Brasil na exportação.”. O Brasil é um dos maiores importadores mundiais de trigo e teve um aumento de 1.745% no número de exportações do produto, comparado a 2021, segundo dados apresentados pelo Canal Rural.

 

  Por causa da guerra, esse número deve aumentar ainda mais para suprir as demandas do mercado global referente ao trigo. Segundo o Diário Digital, o aumento foi de 313%, atingindo 2,3 milhões de toneladas do produto, durante os quatro primeiros meses do ano.

 

A consultoria internacional sendo essencial para a inserção no mercado 

 

  Dessa forma, é evidente que por causa da guerra russo-ucraniana, o mercado internacional foi e será cada vez mais afetado. Com a redução da exportação de trigo causada pelo fechamento dos portos marítimos ucranianos, o Brasil se tornará um dos principais exportadores do produto. Assim, o mercado de grãos/trigo irá se tornar cada vez mais relevante para exportação. Por isso, o ideal é a busca por uma consultoria internacional qualificada, visando uma inserção no mercado internacional de forma efetiva.

Por: Luiza da Justa Berkovitz em 19/06/2022

 


Fontes:

http://glo.bo/3OiemsI

https://bit.ly/3QC7hEN

https://bit.ly/3np1JQN

https://bit.ly/39DFkff

https://bit.ly/3xJUuaD

https://bit.ly/39F2qBZ

https://bit.ly/3N43xJe

https://bit.ly/3OgPoK3

bottom of page