top of page
Imagem (Produtos e Atualidades) (1).png

O BRICS e o descumprimento do Acordo de Paris

O Fundo Verde do Clima e o Acordo de Paris

     Compreendendo-se a importância da questão climática nos dias atuais, foram definidas algumas metas para que esse problema pudesse ser contido e, futuramente, completamente resolvido. Entre essas metas, foi definida na COP-16 ‒ a conferência climática da ONU de 2010 ‒, o Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund) e reafirmada em 2015 pelo Acordo de Paris. Essa meta demanda que os países desenvolvidos mobilizem 100 bilhões de dólares por ano, todos em conjunto, em medidas visando o combate às questões climáticas em nações em desenvolvimento. O prazo para que ela fosse cumprida era até 2020, contudo, devido ao não cumprimento dela, a meta foi estendida até 2025.

O que é o BRICS? E qual é o seu posicionamento?

     Partindo desse princípio, e levando essa questão aos dias de hoje, os países do BRICS ‒ mecanismo internacional que promove a cooperação entre países de mercados emergentes que visam o desenvolvimento em conjunto, formado pelos países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ‒ exigiram que essa meta fosse levada à sério, visto que esse compromisso seguia não sendo cumprido.

Pontos do comunicado do BRICS

     Essa discussão deu-se na Reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS, que foi sediada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Essa preocupação dos países foi levantada por meio de um comunicado conjunto expressando essa cobrança.

     Ademais, os BRICS trouxeram outras questões para a mesa de discussão, levantando a importância da COP-30 ser no Brasil, situação essa que já é fato, visto que a conferência será realizada em Belém, no Pará em 2025. Além disso, o comunicado também carrega a urgência de uma mudança na ONU e no Conselho de Segurança da ONU, na busca por uma maior representatividade de países em desenvolvimento nas questões e discussões globais.

Por: Luiza da Justa Berkovitz em 06/06/2023

Fontes:

https://shorturl.at/htuIY

https://shorturl.at/hGIM6

https://shorturl.at/gowG0

bottom of page