top of page

Núcleo C.M.J

       O Núcleo Carolina Maria de Jesus, conhecido como Núcleo C.M.J, surgiu no segundo semestre de 2022 com a missão de promover a inclusão, acolhimento e debate que englobe diversidades presentes na Prisma. A partir do ano de 2023, o projeto ganhou novo rumo e se tornou parte essencial da empresa, além de expandir os temas abordados, com isso o estabelecimento de cultura se fez necessário e marcos foram alcançados para transformar profundamente o ambiente organizacional, tornando-o mais inclusivo para todos os membros.

photo1707169289_edited_edited_edited.jpg

2022.2
Coordenação de Ana Beatriz Teodoro e Yasmin Fujiwara

● Segunda Chamada do Processo Seletivo: destinado a bolsistas que não tenham prestado a primeira chamada.

● Palestra com Edson Dias, sócio fundador da Pandhora D&I. A discussão foi sobre a importância da diversidade e da inclusão no meio corporativo e acadêmico.

● Relatórios analíticos sobre as coletas de dados dos membros no que tange a minorias sociais.

2023.1
Coordenação de Isabela Lima e Beatriz Bertolaccini

 Mapeamento atualizado de diversidades: um formulário é enviado aos membros contendo perguntas sobre identidade, sexualidade, gênero, religião, se são bolsistas, entre outras. É de acesso restrito aos membros do núcleo C.M.J e nenhuma das perguntas são obrigatórias, o intuito é entender o cenário da Prisma e saber agir de acordo, o formulário já existia, mas foi reformulado para reter maior informação sobre os membros e resultar em discussões assertivas.

 Mapeamento de diversidades e OKRs: durante o processo seletivo são estabelecidas metas entre a coordenação do ps e do núcleo sobre número de membros que devemos atingir no processo e efetivados, em questão de diversidades.

 O processo seletivo apresenta a “Segunda Chamada”, espaço dedicado exclusivamente para estudantes que sejam bolsistas. O foco e planejamento estratégico com MKT foram inseridos, a fim de aproximar a empresa e tais candidatos.

● Bate-papo: Os “Bate-papo” são eventos onde ocorre uma conversa e troca entre convidados, todos os membros da Prisma e quem interessar participar. Um evento de destaque foi o de 2023.1 que abordou sobre representatividade trans e PCDs no mundo corporativo.

photo1707170796.jpeg
photo1707170615 (1)_edited.jpg

2023.2
Coordenação de Isabela Lima e Beatriz Bertolaccini

Criação do fundo bolsista: O Fundo Bolsista, criado em 2023, é uma iniciativa da Prisma dedicada a fornecer apoio financeiro integral aos membros Bolsistas. Criado para aliviar despesas associadas à participação na Empresa Júnior, o fundo visa garantir que cada integrante possa focar plenamente em seu desenvolvimento profissional, auxiliando em possíveis barreiras financeiras.


Imersão Cultural: Com o objetivo de enriquecer o Núcleo C.M.J com diversidade cultural, a comissão participou da 35ª edição da Bienal de Arte em outubro. A proposta era explorar e aprofundar o entendimento da cultura e história do Brasil, reconhecendo que compreender nossas origens é fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Introdução à Libras: Em novembro, promovemos uma gamefication entre os departamentos da Prisma para estimular os membros a explorarem os fundamentos da linguagem de sinais. A proposta era utilizar o aplicativo LibrasLab semanalmente para aprender termos básicos, com perguntas durante as reuniões para pontuar aqueles que conseguissem responder usando os termos aprendidos na semana.

Estabelecimento de Cultura: Durante a realização da primeira reunião imersiva da Prisma o papel crucial do Núcleo C.M.J foi apresentado e enfatizado como pauta, buscando reforçar e inspirar os membros sobre a importância de criar e manter um ambiente diverso e inclusivo na empresa. Essa iniciativa foi essencial para a construção da cultura da Prisma, assegurando sua preservação contínua.

● Mulheres na consultoria: Em colaboração com MKT um evento sobre a presença de mulheres em empresas de consultorias, ambiente predominantemente masculino, foi realizado compartilhando trajetórias e tirando dúvidas.

bottom of page