Produto em Alta - Mostarda_edited.jpg

A mostarda: consumo da folha a semente no Brasil

Uma hortaliça multifacetada

          A mostarda é uma hortaliça herbácea e bastante rústica cujo uso —  tanto na medicina quanto na culinária tradicionais — vem acontecendo desde períodos da antiguidade no hemisfério oriental, mais especificamente no noroeste da China há mais de 5000 anos. É por volta do século XII que ela chega na Inglaterra e então domina a Europa. Sua primeira aparição no Brasil ocorreu durante as Grandes Navegações — e conta-se a história que Vasco da Gama, quando embarcava em direção às índias, carregava a bordo um barril de mostarda. 

 

Alguns benefícios da mostarda 

          Essa hortaliça, então, possui diversas espécies das quais podem-se consumir as folhas, geralmente longas e crespas ou lisas que possuem um leve sabor picante característico, e as sementes — estas últimas que podem ser transformadas em óleo de semente de mostarda ou em pasta de mostarda para ser usadas em diversos condimentos e molhos. Já as folhas, macias e leves, são consumidas em saladas cruas, refogadas e até em sanduíches. 

          A mostarda, além de poder ser consumida de diversas maneiras, é também fonte de vitaminas C e A, possui alta concentração de cálcio, fósforo e, mais moderadamente, de ferro, sódio, potássio e magnésio. Ademais, carrega também vitamina C e, em menor quantidade, vitaminas do complexo B.

 

Uma hortaliça multifacetada

          No que tange a números, o último censo agropecuário brasileiro (2017) demonstrou que 2.038 estabelecimentos no Brasil trabalham com produção de mostarda. Ademais, dados do OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostram que os maiores importadores de sementes de mostarda foram, nesta ordem, os Estados Unidos, a França e a Alemanha. 

          Sendo um mercado de grande importância, mais de R $249 mi circularam a partir de exportações e importações de mostarda no ano de 2020. Finalmente, Agosto se torna um ótimo mês para comprar e exportar a mostarda, pois, como demonstrado pela base de preço de comercialização nas CEASAs do Brasil em 2022, o preço médio do quilo da mostarda mais baixo do ano é o de agosto. 

 

A Prisma e o seu negócio

          Levando em consideração tudo aquilo colocado nos parágrafos acima, é evidente que a comercialização da mostarda é uma opção para a exportação, principalmente partindo do Brasil em direção a países como Estados Unidos e França. Dessa maneira, com o auxílio de serviços como Lista de Compradores ou Lista de Fornecedores, a Prisma pode ajudar você e o seu negócio a obterem sucesso na exportação de mostarda — uma hortaliça tão importante e versátil! 

Por: Ana Luiza Freitas de Azevedo em 12/08/2022

Fontes:

https://oec.world/en/profile/hs/mustard-seeds

https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/mostarda

http://www.fcf.usp.br/tbca.

https://saberhortifruti.com.br/mostarda/