top of page
Site - imagens dos textos-3.png

Moda fitness: Consolidação no mercado brasileiro e destaque no mercado internacional

     Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), dados coletados no ano de 2018 apontam que "o Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente. [...] temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo". Também, "o Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie".

A participação brasileira no setor de moda fitness

 

    Tendo isso em vista, esse setor econômico abrange uma parte significativa da economia brasileira, principalmente, tratando-se do comércio da categoria "confecções/vestuário", visto que houve um salto de U$74,629, em 2015, para U$92,882, em 2019, das exportações brasileiras para todo o mundo.

 

     Vale ressaltar também que o mercado fitness tem relevância nesse contexto, porque, no período compreendido entre 2011 e 2016, sua participação cresceu 22% nesse ramo; em termos numéricos, foi comercializado o equivalente a 80 milhões de reais no momento citado. Esse crescimento é constatado, de forma geral, pela ocupação brasileira no segundo lugar no ranking global de países com maior número de academias (um pouco mais de 30 mil, segundo o Global Report of IHRSA).

Projeções do mercado internacional

 

   Além disso, tratando-se das vendas dos produtos relacionados a moda fitness, é perceptível a proliferação do e-commerce nesse segmento, pois o varejo desses artigos de vestuário cresce, em média, 2,4% ao ano, segundo o Portal Terra. Somado a isso, de acordo com o Google Trends, o interesse ao longo do tempo nessas mercadorias cresceu exponencialmente, já que em janeiro de 2011 o interesse de pesquisa relativo era 27, enquanto em setembro de 2020 é 72, ambos numa escala de 0 a 100.

A importância do auxílio de uma consultoria internacional

 

     Sabendo disso, é essencial que o comerciante que lida com moda fitness entenda quem são os principais parceiros comerciais do Brasil e quais são as possibilidades de inserção do seu negócio no mercado internacional através de um estudo detalhado e levantamento de dados, visto que esse segmento abrange possibilidades muito atrativas para o comércio.

Por Thaís Pereira em 10/09/2020

Fontes:

https://bit.ly/3mgW1hN

https://bit.ly/3ii8kYV

https://bit.ly/3k4CQpu

https://bit.ly/35wBxM6

https://bit.ly/2Flxo30

https://bit.ly/2ZuYADa

bottom of page