ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Massas: Versatilidade Gastronômica e Popularidade no Mercado Alimentício

Por Marina Silva 31/10/2019

     Originalmente uma mistura de farinha de cereais e água, as massas criaram um campo enorme de possibilidades gastronômicas, com alimentos deliciosos e apreciados em todo o mundo. A partir delas, surgem pratos como a pizza, pães, biscoitos e, principalmente, o macarrão, um dos alimentos mais apreciados e populares da gastronomia. Introduzidas pelos árabes na cultura Italiana em meados do século IX, que por sua vez disseminaram esse prato para todo o mundo, as massas foram popularizadas no Brasil com a chegada de imigrantes italianos. 

     As massas são um alimento de fácil preparo, fonte de fibras, fácil digestão e sabor sublime, que aparece cada vez mais como alimento indispensável na mesa dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoito, Massas Alimentícias, Pães & Bolos (ABIMAP), apenas no ano de 2017, o Brasil faturou R$ 8,751 bilhões com a venda de massas alimentícias, e segundo levantamento, em 2018, fechou ano com um faturamento que atingiu R$ 26,6 bilhões, demonstrando enorme crescimento e a facilidade do setor em driblar a crise econômica que o país vem sofrendo. 

Segundo pesquisa realizada pela Nielsen A. C, o Brasil se encontra como um dos líderes em vendas mundiais no setor de massas alimentícias, conquistando o 4º lugar da lista, atrás apenas da Itália, Estados Unidos e Rússia. O país registrou altas em ambas as vendas internas e externas comparada aos anos de 2014 e 2015. A mesma pesquisa aponta ainda que, apesar de uma pequena queda interna sofrida em 2017, o mercado cresceu cerca de 34% no total de vendas e 4,5% de volume ao ano, nos últimos 5 anos. 

     Em virtude do avanço na busca dos consumidores por alimentos produzidos de maneira mais saudável e técnicas de produção sustentáveis, o mercado de massas alimentícias caminha em direção à inovação. Como aponta o gestor administrativo da Massas Bella Venezia, Marconde Henrique Pinto, para aperfeiçoar a empresa como um todo e favorecer o crescimento da produção, é preciso modernizar a estrutura empresarial e aprimorar os processos em busca de contribuir com o crescimento dos clientes.

     É essencial que aqueles que desejam ingressar no mercado internacional busquem orientação e se aprofundem nos quesitos primordiais do setor para que consigam obter êxito no comércio. Para isso, é necessário visar técnicas inovadoras e eficientes, sempre prezando o conhecimento prévio do setor no âmbito internacional, para alcançar o sucesso em seus investimentos neste mercado que continua a crescer no país e no mundo.  

Fontes:

https://bit.ly/34fnDdx

https://bit.ly/2q8nkSX

https://bit.ly/2Nx2ogo

https://bit.ly/36oIn4b

  • Alimento de popularidade internacional

  • Mercado com grandes oportunidades de crescimento

  • Brasil um dos líderes de vendas mundiais