top of page
Cópia de Imagem site - tilápia.png

Maracujá: as novas perspectivas da fruta do momento

    O maracujá (Passiflora spp.) é uma das frutas mais populares no Brasil, tendo se originado muito provavelmente no nosso próprio país, com seu nome vindo da língua Tupi, de significado "fruta em formato de cuia". Além dessa ligação histórica com o fruto, o Brasil é também o seu maior produtor, e um dos maiores exportadores, no mundo.  

 

     As novas perspectivas do maracujá

 

    Os índices de exportação de produtos da fruta vêm crescendo muito nos últimos anos, com investimentos internos no país mudando a realidade dos produtores, que hoje buscam o escoamento no formato da fruta in natura, polpa, suco ou até própria para a utilização em cosméticos ou farmacêuticos. 

 

     Sua atuação no mercado brasileiro

 

     Sobre a exportação do suco especificamente, em 2021, o Brasil vendeu aproximadamente 891 toneladas, representando uma alta de mais de 91% em relação ao registro do ano anterior, além de que o valor da tonelada do fruto para exportação é o dobro do valor médio da tonelada de todas as frutas para o mesmo fim, de acordo com o Comex Stat e o Abrafrutas. A receita gerada pela operação aumentou de 1,1 bilhão de dólares em valor FOB, no ano de 2020, para 2,2 bilhões em 2021.  

 

     Uma doce conclusão

 

     Portanto, com alta variedade de espécies, produtividade anual regular e aumento de pesquisa sobre seus usos e benefícios, o Maracujá tem tudo para se tronar a próxima fruta da moda e um ótimo produto para quem busca oportunidades na exportação dessa fruta.

 

 

Por: Gabriel Silva Souza em 21/03/2023

 

Fontes:

http://bit.ly/3ZojeRO

http://bit.ly/3ZaxHk4

http://bit.ly/3JNk98e

https://bit.ly/40drNjm

bottom of page