top of page
Imagem (Produtos e Atualidades) (2).png

Grupo Wagner e os 500 dias da Guerra na Ucrânia

O surgimento do grupo

     Em 2014, no contexto da invasão de Donbass, na Ucrânia, o grupo Wagner foi criado. O russo Yevgeny Prigozhin foi um de seus fundadores e, atualmente, é o responsável pelo grupo mercenário, que luta tanto na Ucrânia quanto, cada vez mais, ao redor do mundo. O grupo Wagner está presente na Síria, Moçambique e Líbia, para defender interesses russos. Nesse âmbito, os militares do grupo são associados a abusos de direitos humanos e, nesse sentido, a reputação desenvolvida por eles é péssima. 

 

Wagner na Guerra 

     Prigozhin, líder do grupo, é um oligarca e estrategista russo que estava descontente com a participação da Rússia na guerra. Primeiro, uma grande quantidade de mercenários do grupo Wagner morreram em batalhas contras os ucranianos. Além disso, Prigozhin, desde o início da guerra, criticou as forças armadas russas, afirmando que essa instituição estava enganando a população e que a guerra não é necessária, visto que não há nazistas na Ucrânia e que o Ocidente não ameaça a Rússia. Nesse contexto, o grupo Wagner tomou o Distrito Militar Sul, em que está o quartel-general de Rostov-on-Don, responsável pela operação na Ucrânia. Nessa invasão, tropas russas não demonstraram resistência. Em contrapartida, Prigozhin e suas tropas demonstraram força excepcional. Apesar disso, não houve muita adesão de outras alas das forças armadas e o grupo Wagner não tinha força para tomar Moscou. 

     Essa ação demonstrou a presença da fragilidade no governo Putin, que, mesmo ao criticar as ações de Prigozhin, anistiou aos rebeldes e deu a possibilidade de se refugiarem em Belarus.

Essa postura incomum de Putin possivelmente está acontecendo em virtude das dificuldades enfrentadas na guerra contra a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. 

 

Rússia X Ucrânia 

     Apesar de levar vantagem nos primeiros meses, a Rússia perdeu força em meados do segundo semestre de 2022 e o Exército de Kiev lançou uma contraofensiva, que fez com que a Ucrânia recuperasse algumas regiões, inclusive algumas daquelas que o presidente russo tinha anexado, e deixasse a guerra equilibrada.

Por: Nícolas Trondoli em 07/07/2023

Fontes:

https://shorturl.at/beFY1

https://shorturl.at/pFOR4

https://shorturl.at/hyDJZ

bottom of page