top of page
Site - imagens dos textos (5).png

Gengibre: um novo mercado para o Brasil

     O gengibre é um rizoma de origem asiática, principalmente da Índia e da China e seu cultivo remete a mais de 2000 anos. Há relatos de que ele foi introduzido no Brasil pelos portugueses cerca de um século após o descobrimento. É um produto altamente utilizado e valorizado em todo por suas inúmeras aplicações, como por exemplo: fabricações de essência, bebidas e produtos de confeitaria. 

Uma produção em crescimento por todo o país

 

     No Brasil, sua produção se concentra no Estado do Espírito Santo, porém outras regiões merecem destaque, entre elas a faixa litorânea de Santa Catarina e do Paraná, no Sul de São Paulo e mais recentemente Minas Gerais, feita principalmente por pequenos agricultores. Os capixabas, que lideram o plantio, alcançaram números recordes no ano de 2020, a produção atingiu 33,6 mil toneladas, um aumento de 7 mil toneladas em relação ao ano passado. Segundo o maior exportador do produto Wanderley Sthur: “Em 20 anos nunca tivemos uma safra como a deste ano. Melhor: o mercado está absorvendo essa produção e o preço chega a R$150,00 pago ao produtor.”

Crescimento no mercado internacional

        Esse resultado excelente se deve majoritariamente a problemas na safra de nosso maior concorrente, a China. Essa queda abriu espaço para o mercado brasileiro se infiltrar nos principais mercados consumidores: os Estados Unidos, o Canadá e a Europa, com destaque para a Inglaterra e a Holanda.

A importância de uma consultoria internacional

 

        O gengibre está muito aquecido no mercado internacional atualmente e é um ótimo momento para seus produtores buscarem internacionalizar seu produto. Porém, esse processo requer bastante cuidado e estudo. Com isso é essencial contar com o apoio de uma consultoria internacional como a Prisma. Nós podemos te ajudar a trilhar de forma mais segura e eficiente o caminho para que seu negócio alcance o mundo inteiro.

Por Gustavo Kosimenko em 24/01/2021

 

Fontes:

https://bit.ly/3KUgRQi

https://bit.ly/3o9Spkt

https://bit.ly/3IMaM6N

bottom of page