Frutos do mar: Um mercado constante e promissor

Por Julia Marin 06/05/2020

  • Crescimento nas importações de frutos do mar; 

  • Aumento na produção da aquicultura;

  • Projeções acerca da aquicultura brasileira.

      De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aquicultura é o nome dado para a ciência que estuda técnicas de cultivo de peixes, crustáceos, moluscos, algas e de outros organismos que vivem em ambientes aquáticos. Cada vez mais países têm investido neste mercado, gerando um crescimento constante nas importações deste produto mundo afora, principalmente, impulsionado pela busca por uma alimentação mais saudável e nutritiva.

 

      Estudos realizados pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC, constataram que o Ceará foi o estado brasileiro que mais se destacou nas exportações de frutos do mar no primeiro bimestre de 2019, totalizando US$ 9,92 milhões em vendas ao exterior, um crescimento de 170,5% em relação a 2018. Sobretudo, as lagostas e outros peixes como o pargo, tilápia e cavalinha são os mais comercializados no mercado internacional.

 

      Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), “ao longo dos últimos 50 anos o consumo de peixes do mar mais que dobrou” e a expectativa é de que o consumo seja de, em média, 29,1 kg/hab./ano em 2030.

 

      Os maiores importadores destes alimentos são, respectivamente, Estados Unidos da América, China e Hong Kong, sendo possível notar um aumento contínuo no número destas importações no período compreendido entre 2017 e 2019. Nos EUA, por exemplo, o crescimento foi de 41%, já na China as importações entre 2017 e 2019 subiram cerca de 311% e em Hong Kong 64%. 

 

      Além disso, de acordo com um relatório da FAO, estima-se que haverá um crescimento de 104% na produção da aquicultura brasileira, favorecendo para que o país se torne um dos principais exportadores desta proteína e, visto isso, é inegável que um estudo de mercado bem produzido sobre os possíveis destinos destas exportações poderia trazer um melhor direcionamento e orientação à empresa, a fim de um processo de internacionalização estratégico e efetivo.

Fontes:

https://bit.ly/3bes2QX

https://bit.ly/2xKojgi

https://bit.ly/3ftyarP

https://bit.ly/2YIXHYc

https://bit.ly/2YMdsgU

ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram