top of page
Imagem (Produtos e Atualidades).jpg

Folha de uva: Protagonista no mercado de naturais

 

Conhecendo a folha

   A uva em si é um forte aliado à saúde, mas seus benefícios vão além da fruta! A folha de parreira, que cresce no entorno da fruta, apresenta grandes vantagens para a saúde, se tornando protagonista no dia a dia de quem almeja usufruir disso. A utilização da folha é centenária em diversas localizações e culturas, com raízes árabes, passando por Egito, Iraque, Líbano, Marrocos e tantos outros que consomem a parreira de diferentes formas na culinária.

   Sua utilização é comum no oriente, mas aumenta no ocidente à medida que os estudos sobre seus benefícios crescem. A folha contém sais minerais, proteínas e antioxidantes que resultam em melhora da circulação sanguínea, imunidade, cicatrização e atuam na prevenção de doenças diversas. Dessa forma, os costumes migram para o ocidente tanto na cultura de ingerir chás, quanto na culinária com os famosos charutos (ingredientes e condimentos envoltos na folha de uva cozida) até na formulação de cosméticos.

 Mercado promissor

   A tendência da sociedade é de aumentar o consumo de produtos e itens naturais, acompanhada por uma mudança de hábitos em meio a uma era de informação e inovação. Apesar do uso de plantas, como a folha de uva, não ser novidade em diversas comunidades, sua utilização em processos e cosméticos é facilitada e popularizada ao redor do globo por suas conhecidas benesses.

   Investir em produtos naturais é investir no futuro. Dessa forma, a parreira se torna um meio vantajoso para explorar em um cenário de apreciação do natural e valorização de raízes, como apresentadas nas culturas orientais. A globalização é aliada nesse contexto e a internacionalização e expansão da folha em mercados é chave de sucesso, quando bem assessorada, visto que o Brasil é um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais, segundo dados da Euromonitor Internacional, pois a nação é considerada o quarto país que mais vende alimentos e bebidas saudáveis no planeta, movimenta, em média, US$ 35 bilhões ao ano, no segmento.

Por: Beatriz Bertolaccini em 03/10/2023

Fontes:

bit.ly/46iznw3

bit.ly/3Q3h4p5

bit.ly/3PLSdov

bottom of page