Site - imagens dos textos (5).png

Flores: exportando história e beleza

     As flores fascinam os homens desde os primórdios da humanidade. O relato mais antigo que temos sobre seu cultivo é de 5000 A.C na Mesopotâmia e desde então elas vêm encantando o mundo com sua beleza. Ao longo dos séculos elas foram usadas para as mais diversas finalidades, como demonstrar poder e riqueza ou jurar amor eterno. Isso demonstra que independente da época ou de seu uso as flores são um símbolo importante da vida das pessoas.

Aumento do número de exportações do produto nos últimos anos

 

     Além de sua importância na vida cotidiana, as flores têm um papel importantíssimo na economia mundial. O Brasil, que está entre os 15 maiores produtores de flores do mundo, movimentou 9.570 bilhões de reais em 2020. Só no primeiro trimestre de 2021 foram exportados US $2.3 milhões do produto, o que significa um aumento de 92% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao contrário da tendência de retraimento de diversos setores da economia, o Instituto Brasileiro de Floricultura projetou um faturamento 5% maior em 2020 em relação a 2019. Na realidade, o aumento alcançado foi de 10%.

Item altamente requisitado no mercado internacional

 

   Segundo o site TradeMap, os principais importadores das flores brasileiras são os Países Baixos (49,3%), os EUA (34,2%) e a grande novidade que entrou para a lista no ano de 2020 é o Reino Unido (16,2%). Sendo assim, o mercado internacional se mostra como uma direção importante para a produção local, principalmente de São Paulo que é a maior região produtora do país e possui grandes pólos como Holambra e Atibaia.

A importância de uma consultoria internacional

 

     Devido à incontestável importância que o mercado internacional possui no setor, é imprescindível que todos aqueles que desejem aprimorar seus negócios visem a internacionalização de seu produto. Para isso, é necessário o auxílio de uma empresa de consultoria internacional que possa facilitar a inserção do produtor no mercado internacional. Por este motivo existe a Prisma, que através de serviços estratégicos como identificação de mercado, lista de compradores e fornecedores, poderá auxiliar no sucesso do processo de internacionalização. 

Por Gustavo Kosimenko em 05/11/2021

Fontes:

https://bit.ly/3mHUsvM

https://bit.ly/3BKHT75 

https://bit.ly/3ENj10p 

https://bit.ly/3o21ieL