top of page
Cópia de Modelo Imagem Texto de Produtos.png

As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos

O que são as eleições de meio de mandato?

As eleições de meio de mandato ocorrem na metade do mandato presidencial, definindo quem representará os cidadãos estadunidenses nas duas câmaras do Congresso: o Senado, com mandatos de seis anos, e a Câmara dos Representantes, com mandatos de dois anos. Segundo Gary Nordlinger, professor de política na Universidade George Washington, quem controla o Senado ou Câmara controla a agenda (US Embassy, 2018), explicitando a importância das eleições e como o resultado define como o atual presidente conseguirá finalizar seu mandato.

 

As eleições de meio de mandato de 2022

Em novembro de 2022, foram realizadas as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, apresentando uma vitória surpreendente do Partido Democrata. Ainda com uma vaga do Senado a ser definida em dezembro no estado da Geórgia, os democratas conseguiram 50 das 100 cadeiras disponíveis, ou seja, mesmo que os republicanos conquistem a vaga remanescente e equalizem o número de representantes, o voto de minerva em casos de empate será da Vice-presidente democrata Kamala Harris. Assim, ainda que a Câmara dos Representantes esteja projetada para ter uma maioria republicana, é possível notar a clara vantagem que o Partido Democrata e o atual presidente Joe Biden possuem nesta segunda metade de mandato, facilitando a aprovação de leis e a confirmação de nomeações presidenciais. 

Dessa forma, tem se especulado fortemente quais serão as consequências do aparente enfraquecimento do Partido Republicano: será que o ex-presidente Donald Trump irá mesmo anunciar sua candidatura para 2024? Será que Ron DeSantis, governador reeleito na Flórida, se apresentará como uma oposição a Trump dentro do próprio Partido? E, enfim, seriam essas eleições o indicativo de que o Partido Republicano precisa de uma reestruturação para conseguir se sustentar? Todos válidos questionamentos, que, porém, apenas serão respondidos ao definitivo fim das eleições de meio de mandato e início das campanhas presidenciais para 2024.

Consequências econômicas das eleições de meio de mandato

Um dos principais temas que permearam as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos foi a economia, mais especificamente, a inflação. Joe Biden foi eleito presidente do país em 2020 com o discurso de restaurar a economia e, embora tenha enfrentado turbulências relacionadas ao cenário global (como a pandemia do Covid-19 e a Guerra da Ucrânia), foi capaz de aprovar leis que ajudassem na criação de uma energia verde sustentável, de diminuir o preço de combustíveis e aumentar a geração de empregos. Tudo isso, porém, não foi suficiente para acalmar a situação inflacionária dos EUA e tal fato foi fortemente usado no discurso de campanha republicano.

Entretanto, isso não impediu a vitória democrata nas eleições.  Segundo especialistas do banco de investimentos Morgan Stanley, embora um governo dividido seja geralmente visto como uma negligência benigna para o mercado financeiro, se houvesse uma vitória republicana em ambas as Câmaras do Congresso, as chances de uma estagnação econômica seriam muito altas. Ainda, concluíram que é possível ver esse resultado como uma permissão para o partido democrata aliviar as restrições políticas e legislativas que impediram o Congresso de promulgar algumas políticas fiscalmente expansionistas…” (Morgan Stanley, 2022), explicitando um cenário favorável perante ao resultado das eleições.

 

 

Por: Maria Eduarda Chiang em 06/12/2022

 

 

Fontes:

bit.ly/3iKis1I

bit.ly/3Hok4so

bit.ly/3Pej9MX

bit.ly/3PchhEi

bottom of page