top of page
Site - imagens dos textos-3.png

Cupuaçu: a paixão exótica do mercado internacional

     Dentre as sensações brasileiras que fazem sucesso no mercado internacional, está o cupuaçu, proveniente da árvore de médio porte Theobroma grandiflorum, cultivadas amplamente no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, no período de janeiro a maio. A árvore é da mesma família do cacau, e apresenta algumas semelhanças com o fruto, uma vez que ambos possuem sementes gordurosas, e possibilitam a extração de uma pasta parecida, que no caso do cacau, é utilizada para produção de chocolate e da manteiga de cacau. 

As diversas funcionalidades do "novo cacau"

 

     O cupuaçu, por sua vez, é um fruto grande, com casca dura e lisa e de cor marrom escuro, o fruto é comercializado nas mais diversas formas: sorvetes, licores, pudim, geléias, recheios, balas, bombons, e até mesmo no ramo dos cosméticos. O que diferencia a fruta das demais presentes na região, é o alto grau de aproveitamento, uma vez que da semente se produz o chocolate de cupuaçu, da polpa guloseimas, e da casca, peças de artesanato. Na indústria de cosméticos, o fruto ganha destaque como hidratante corporal, shampoo, condicionador, e principalmente, com a famosa manteiga de cupuaçu, fornecidas através da polpa, que garante alta elasticidade à pele, prevenindo rachaduras e garantindo a hidratação dos fios de cabelo. 

As exportações do produto

 

      Para comercialização e exportação, muitos empreendedores realizam a extração da polpa carnuda e a congelam, transportando-as para o Sudeste do Brasil, ou mesmo para outros países, como  Japão, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Bolívia e Paraguai, principais destinos da fruta. A parte do cupuaçu mais valorizada internacionalmente, é a polpa pasteurizada. Somente em 2005,  o Brasil exportou 50 toneladas de polpa para os países acima citados, lucrando cerca de 20 milhões de reais com essas exportações (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS, 2007). 

A importância do auxílio de uma consultoria internacional

     Nesse quesito, é válido ressaltar a necessidade de realizar-se um estudo de mercado, apontando as regiões mais propícias para a exportação, os trâmites burocráticos de internacionalização e a oferta de uma lista de compradores. Serviços realizados pela Prisma Consultoria Internacional.

Por Raphaela Carramilo em 22/08/2019

Fontes:

https://bit.ly/2ZiliM1

https://bit.ly/2Hkkn7D

https://bit.ly/2ZpLFji

https://bit.ly/2Zc1Rt5

https://bit.ly/31XFBAa

bottom of page