top of page
Banner site escolar matrículas abertas amarelo e azul.png

Crise Climática: Califórnia em Foco

O que é a crise climática?

 

         A crise climática é o nome atribuído para os eventos desastrosos decorrentes do aumento de CO2 e outros gases de efeito estufa no planeta. Os gases são substâncias que já estão presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, obstando o escape da radiação, calor, para o espaço. Entretanto, as altas taxas de emissões por ação antropológica podem causar diversos danos como o aumento da temperatura média da Terra, o degelo de calotas polares e consequente aumento do nível do mar seguido de inundação de ilhas e cidades costeiras, além da destruição de ecossistemas e eventos climáticos extremos.

 

A crise na Califórnia

 

      O Estado mais populoso dos EUA, Califórnia,  passa pelas consequências da crise global sofrendo com tempestades e inundações. “Essas tempestades estão entre os desastres naturais mais mortíferos da história moderna do nosso estado”, disse Nancy Ward, diretora do gabinete de serviços de emergência do governo da Califórnia. 

 

As consequências para o globo

 

        Além de apresentar um panorama assustador do que diversos países podem enfrentar nesse período crítico, como alerta, a instabilidade deixa o local vulnerável e pode afetar a dinâmica econômica mundial por representar parte significativa do PIB estadunidense devido a perda e atraso em produções alimentícias entre outras. Outrossim, o bloqueio de estradas devido às inundações agrava o cenário de tensão e emergência.

 

 

Por: Beatriz Bertolaccini em 27/01/2023

 

Fontes:

bit.ly/3JgQxlf

bit.ly/3JnoIYu

http://bit.ly/3XOwOh9

http://bit.ly/3XF4g9M

bottom of page