top of page
Design sem nome-2.png

Cosméticos Artesanais: Um mercado sustentável, natural e promissor.

   O mercado econômico de produtos artesanais está em constante crescimento, principalmente no ramo de cosméticos. Estimativas do jornal Folha de São Paulo apontam que até o final de 2020, o público que usufrui desses produtos atingirá um total de 2,6 bilhões de pessoas no mundo. Esse crescimento é muito decorrente de movimentos de pessoas ao redor do mundo que preferem as mercadorias naturais, que a produção não cause problemas ao meio ambiente e nem aos animais.

     As feiras “NaturalTech” e “Bio Brazil Fair” apresentaram dados coletados em junho de 2018, de que o mercado brasileiro de cosméticos artesanais naturais movimenta mais de R$3 bilhões por ano, com o crescimento médio anual de 20%.

     Os objetivos da produção desses cosméticos artesanais são vender mercadorias naturais que não agridem o meio ambiente nem os animais e muitas vezes são feitos através de uma produção caseira, além de serem mais baratos do que os industrializados e possuírem uma produção mais cautelosa e cuidadosa. De acordo com a farmacêutica produtora de cosméticos artesanais, Renata Jorge Tiossi, o mercado de cosméticos artesanais vem crescendo por muitos motivos, entre eles: o cuidado com as embalagens sustentáveis, a duração e a qualidade desse artigo.

     Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel no início de 2019, observou que os mais engajados com a causa animal e conscientes com o meio ambiente são os brasileiros. Nessa pesquisa, também levantaram que mais da metade dos consumidores de cosméticos artesanais tem a proteção ambiental como a principal motivação para sua preferência por esses itens.  

O mercado para produtos brasileiros e a importância do auxílio de uma consultoria internacional

     Além disso, consumir produtos artesanais é um estilo de vida, a maioria das pessoas que usam esse tipo de cosmético prezam pela sustentabilidade e pela transparência que o pequeno produtor passa ao seu cliente. Esse mercado apresenta um grande potencial de exportação e como citado antes, o Brasil é o país que mais se destaca no âmbito de cosméticos artesanais. Consultorias são uma ótima maneira de atingir este mercado inovador para fora do território brasileiro, esse tipo de trabalho oferece os meios necessários para a internacionalização dessas mercadorias. Algumas prestam serviços que levam em consideração o mercado-alvo para o produto, a faixa etária e o tipo de consumidores que usufruíram da mercadoria no país escolhido, além de apresentarem as características culturais e econômicas do lugar de interesse. Também são exibidas as burocracias e taxas necessárias para a exportação da mercadoria e, no final, é apresentada uma lista de possíveis compradores do produto no país selecionado.

Por Natalia Magnani em 27/05/2020

Fontes

https://bit.ly/2DEzz0u

https://bit.ly/3a2NIR4

https://bit.ly/3gNNZd2

https://glo.bo/30AHa9j

https://glo.bo/30AHa9j 

bottom of page