top of page
Site - imagens dos textos-6.png

Coco: uma matéria-prima versátil e vantajosa 

     O coco é uma matéria-prima que pode ser consumida na sua forma natural, o coco verde, ou como seus derivados: óleos, coco refinado, seco, fibras ou leite de coco. Porém, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), o consumo da água de coco verde especificamente é próspero e significativo no Brasil. Seus maiores exportadores e produtores são países asiáticos, os mesmos que originaram o fruto. Indonésia, Filipinas e Tailândia estão entre os três primeiros.

     Do coco podemos extrair diversos subprodutos da casca, dos frutos e das folhas, tornando-o uma mercadoria que atinge uma gama de setores comerciais extensa, da indústria de cosméticos à alimentícia. Portanto, o cultivo do coqueiro é um negócio extremamente proveitoso e há demanda no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos, onde o valor da importação atinge a casa dos U$165 milhões.

     Os países que se encontram na região tropical são privilegiados nesse mercado, pois a cultura do coqueiro requer uma série de especificidades climáticas, como temperatura e altitude para uma produção abundante. Além disso, há uma facilidade relevante de plantio no que concerne o baixo custo e a alta disponibilidade.

Por Matheus Bovo 23/02/2019

Fontes:

https://bit.ly/2gkZiOd

https://bit.ly/2NrcjE0

bottom of page