top of page
Site - imagens dos textos.png

Citricultura brasileira: referência no mercado internacional

     

      Introduzida no Brasil logo no início da colonização, a laranja encontrou no país melhores condições para vegetar e se desenvolver do que nas próprias regiões de origem, expandindo-se assim por todo território nacional. Entretanto, atualmente tal produção concentra-se, principalmente, nos pomares do estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, de modo que estes caracterizam-se por compor o cinturão citrícola responsável por  produzir 85% da safra nacional. 

Brasil é o maior exportador de suco de laranja

      Diante de tal cenário, o Brasil se consolidou nas últimas décadas como o maior exportador de suco de laranja do mundo e muitos países, como os Estados Unidos  e o Reino Unido, passaram a depender de forma significativa da produção para abastecer supermercados e satisfazer a procura de seus cidadãos. Assim, graças a uma série de problemas internos  que o mercado norte americano sofreu, a exportação nacional teve, em 2018, um crescimento 29% maior que a do ano anterior, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior),  vendendo só para os Estados Unidos 315,4 mil toneladas de suco de  laranja concentrado, o que representou um crescimento 83% a mais em relação às 172,7 mil toneladas do ano antecessor. 

     

      Essa intensa procura, deve-se, dentre vários fatores, à tendência que o mercado internacional tem apresentado de prezar por produtos selecionados de alta qualidade e mais saudáveis que promovam o bem estar de seus consumidores, requisitos que o Brasil tem atendido de forma rigorosa. Não obstante, vale ressaltar que a venda de 70% da produção brasileira, segundo uma reportagem da BBC que entrevistou inúmeros especialistas, são feitas por meio de caixas de suco, as quais contabilizaram, entre julho de 2018 a fevereiro de 2019, o equivalente a R$ 5 bilhões. 

Acentuado crescimento anual

      À vista disso, é possível concluir que com um mercado crescente tanto no âmbito interno quanto externo, a comercialização se torna cada vez mais vantajosa para os produtores e exportadores desta fruta. Haja vista, que apenas nos nove primeiros meses da safra de 2019/2020 foi possível observar um aumento de 18% nas exportações brasileiras em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação de Exportadores do Brasil. 

Produtos selecionados de alta qualidade

    

      Ademais, vale ressaltar que graças à acordos, como o de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, o qual foi aprovado no fim de julho de 2019, e  o que está sendo estudado entre o Brasil e o Egito, a exportação nacional poderá ter um significativo crescimento tanto por meio de isenções graduais de tarifas, quanto pela inserção dos produtos brasileiros em novos mercados, por exemplo. 

A importância da atuação de uma consultoria internacional

      Todavia, para que este cenário possa se tornar uma realidade consolidada e confiável, mostra-se necessário a assistência de um planejamento estratégico e de um estudo de mercado, os quais são trabalhos de uma consultoria, e que farão com que consequentemente, a exportação de laranjas possa continuar a ser um dos comércios mais rentáveis para a economia brasileira e para seus empresários.

Por Julia Zahary 14/05/2020

 

Fontes:

https://bbc.in/37mXY5g

https://bit.ly/3e3norq

https://bit.ly/3cY4dxN

https://glo.bo/2AZ2meS

https://bit.ly/30DmBJQ

https://bit.ly/2XV3jgZ

bottom of page