top of page
Site - imagens dos textos.png

Cereais: tradição e oportunidade de crescimento em âmbito internacional 

      Cultivados pelo homem desde a Revolução Agrícola, ocorrida no período de  aproximadamente 10.000 a.C. até cerca de 4.000 a.C, os cereais são a base de grande parte dos alimentos consumidos no mundo. A produção de cereais (milho, aveia, trigo, cevada, centeio, arroz e etc..), ainda hoje, supera a produção de qualquer outro produto no mesmo nicho. 

    Brasil é destaque nas exportações

      Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no mundo são produzidos cerca de 2,5 Bilhões de toneladas de grãos - parte comestível dos cereais. No Brasil, a situação não foge do padrão. A produção é feita em massa e além de ser grande produtor, o país se destaca no quesito de exportação do produto. De acordo com a plataforma, Observatório da Complexidade Econômica (OEC), em 2017, os cereais juntamente com alguns outros produtos do reino vegetal, representaram por volta de 17% de todas as exportações brasileiras - a soja tendo papel de destaque representando cerca de 12% das exportações. 

    Tradição no mercado exterior

      Além disso, estudos feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apontam que, na próxima década haverá um crescimento de cerca de 40% nas exportações de grãos em relação às exportações de 2019, ou seja, o mercado tende a continuar em expansão. Não há expectativa de desaceleração, uma vez que, os cereais são base importantíssima na produção de alimentos como o trigo, usado na produção de pães e até mesmo como base da alimentação, no caso do arroz.

    A importância da atuação de uma consultoria internacional

      Posicionado entre um dos destaques no cenário internacional, o Brasil é considerado um dos países que mais crescem em produção e exportação. Mas, devido a importância e a estruturação do mercado estrangeiro é de grande importância que antes de iniciar o processo de exportação uma análise mais aprofundada desse mercado seja feita, visando uma melhor e mais lucrativa internacionalização.

Por Bruno Reis em 14/05/2020

Fontes:

https://bit.ly/360COJw

https://bit.ly/3dLUE5N

https://bit.ly/2LuETE2

https://bit.ly/2Z7Yx0I

bottom of page