ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Biscoito ou Bolacha: o gosto das exportações dessas delícias 

Por Beatriz Sgrignelli 04/10/2019

     A disputa entre nomenclaturas do produto doce, com base de farinha, açúcar e leite; que dividem quem prefere chamá-lo de “biscoito” ou de “bolacha” é uma das questões que mais criam discussões na internet atualmente. Porém, a forma como os consumidores denominam tal item não faz com que seu sucesso no mercado nacional e internacional seja prejudicado: para crianças, adultos e idosos, os biscoitos são um dos produtos mais gostosos para um lanche da tarde ou para comer antes de dormir.

     O setor brasileiro tem apresentado grande crescimento nas exportações dessas mercadorias nos últimos períodos. O país se destacou no comércio global como o 4º maior exportador mundial, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. De acordo com o portal Comex Stat, em 2018, as vendas nacionais de biscoitos chegaram a arrecadar U$ 100.625 milhões de dólares, um aumento de 10% comparando com o valor do ano de 2017. 

     

     As projeções para 2019, com os resultados da área no primeiro semestre já divulgados, também são positivas: de acordo com a ABIMAPI- a Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados- houve um aumento de 12% no valor (U$ 16,6 milhões) e de 18% em volume (11,4 mil toneladas)  nas exportações, se comparados os valores do mesmo período de 2018.

     Entre os consumidores dos produtos brasileiros que se destacaram, os menos convencionais têm tomado frente nos dados divulgados pela ABIMAPI: mercados no continente africano, como Guiné Equatorial, Cabo Verde, República Democrática do Congo e Nigéria, sobressaíram-se na compra de biscoitos das marcas nacionais. Além disso, os mercados mais consolidados, como Estados Unidos e Portugal, ainda são uma ótima pedida para exportadores nacionais.

      Com esse crescimento e grande expectativa no comércio do setor, a hora de exportar é agora. O nicho alimentício de biscoitos e bolachas é destaque internacional para o Brasil e, em conjunto com um estudo de mercado, priorizando países alvos e realizando uma análise detalhada sobre o processo de exportação, é uma ótima chance para os produtores brasileiros terem sucesso em seus negócios.

 

Fontes: 

https://bit.ly/2p9GEyP

https://bit.ly/2kErSxW

  • Setor de biscoitos e bolachas no mercado internacional

  • Crescimento das exportações brasileiras

  • Perspectivas positivas para o futuro

  • Principais compradores globais dos produtos brasileiros