top of page
2.png

Biodiesel: sustentabilidade em ascensão na indústria de combustíveis

     O biodiesel é uma forma de combustível renovável utilizada primariamente como combustível para veículos automotores, especialmente caminhões e carros. Essa forma de combustível entrou no interesse nacional no século passado, quando o Instituto Nacional de Tecnologia iniciou pesquisas sobre o biodiesel em 1920, buscando testar novos combustíveis alternativos e renováveis. Desde então, várias tentativas de introduzir o combustível como substituto do diesel comum aconteceram, entre elas podem ser citadas o plano Pró-Óleo, o projeto dendiesel e a iniciativa Prodiesel. Em anos mais recentes, a oportunidade brasileira de lucro nesse nicho tem se tornado cada vez mais atraente, uma vez que o combustível já tem produção interna considerável e possibilita comércio externo benéfico, especialmente com países europeus.

 

Oportunidades de mercado já se apresentando na primeira fase do biodiesel: sua produção

 

    O biodiesel é fabricado utilizando um processo químico chamado transesterificação, onde a glicerina é separada de óleos vegetais ou gorduras animais utilizados na reação. Além do biodiesel como resultado, um segundo produto é a própria glicerina separada dos óleos e gorduras, que não é descartada, mas na verdade utilizada na fabricação de outros produtos, principalmente no mercado de sabões. Dentre os produtos orgânicos usados na transesterificação do combustível, podem ser usados diversos óleos, como o de soja, de dendê e muitas gorduras animais. Ou seja, apenas no próprio processo de fabricação do biodiesel, já se apresentam variadas interações com outros possíveis mercados de compra, no caso de vender produtos orgânicos, e mercados para venda, no caso da venda de ambos biodiesel e glicerina. Dessa maneira, mesmo que um indivíduo não esteja diretamente comercializando o combustível, ainda existe um potencial de interação e comércio nessa área.

 

Crescente investimento em energia limpa como opção segura

 

    Tornando o olhar para além da produção e observando o mercado global do combustível em si, é possível novamente ver claros benefícios da entrada no mercado dado crescentes incentivos internacionais para produção e utilização de energias renováveis. De acordo com a Forbes, os retornos globais de investimento em energias renováveis são sete vezes maiores do que os combustíveis fósseis, além da opção renovável possuir um perfil de risco/retorno muito superior à sua contraparte mineral em ambos cenários de condições típicas de mercado e desequilíbrios econômicos globais. Em geral, estudos apontam que o investimento nessa categoria de energia é simultaneamente lucrativo e seguro, sendo um mercado que tem crescido consistentemente nos últimos anos e ainda mais recentemente com o aumento nos esforços para reduções de emissões líquidas de carbono.

 

Crescentes oportunidades de exportação

 

    Por último, diminuindo o escopo da observação global para apenas a atividade brasileira, encontramos um mercado promissor, o qual inclusive fez recentemente sua maior exportação em seis anos. De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil embarcou cerca de 9 mil metros cúbicos do produto para outros países, segundo os dados mais recentes. Segundo dados da União Nacional da Bioenergia, isso somaria um total de 19,6 mil metros cúbicos de biodiesel exportados do Brasil só nos primeiros sete meses do ano de 2022. A última vez que uma quantidade tão grande foi exportada foi em 2015, em que o Brasil exportou cerca de 11,5 mil metros cúbicos de combustível. Em questão dos maiores importadores e possíveis locais alvo para comércio exterior, podemos nomear vários atores europeus, com a Holanda sendo a maior exportadora, seguida da Bélgica, Alemanha, Espanha e Itália. Além desses cinco países, que são os maiores importadores, existem muitos países de regiões europeias, como a França e Reino Unido, nórdicas, como a Suécia, ou dos Balcãs, como a Bulgária. Nesse mar de opções, a Prisma pode ajudar o exportador com serviços personalizados como Identificação de Mercados para analisar os melhores destinos da mercadoria, Lista de Compradores para encontrar pontos de contato para o exportador, e outros serviços direcionados ao auxílio para o comércio exterior de um cliente.

 

 

Por: Henrique Rodrigues Padovese em 23/09/2022
 

Fontes:

https://bityli.com/eRhXeaxm 

https://bityli.com/gyWPuGE 

https://bityli.com/WNXpCVfW 

https://bityli.com/IuojYgm 

https://bityli.com/npzWOuM 

https://bityli.com/gOctmSjl

bottom of page