top of page
Design sem nome-2.png

Baunilha: a promessa
das especiarias

   Além dos inúmeros nutrientes benéficos à saúde por meio da ingestão, a baunilha é um produto de suma versatilidade. O famoso sabor adocicado das essências para pães, bolos e bebidas, não ultrapassa o valor de sua fragrância suave, que encanta cada vez mais os consumidores de loções hidratantes e perfumes. Além disso, a propriedade bacteriana presente na especiaria, que auxilia no controle da acne, em conjunto com seus constituintes ricos em antioxidantes, são responsáveis por prevenir o envelhecimento da pele.

Novas oportunidades internacionais

 

     Diante de uma generalizada preocupação com a estética e saúde, a baunilha é um produto que prevê grande alta no mercado, portanto, por que não internacionalizar? Os principais mercados consumidores são os Estados Unidos, França e Alemanha, representando 85% da demanda global. Madagascar também destaca-se como país de grande volume de importações, no entanto, passa por um período turbulento. Os preços muito altos resultaram em uma colheita precoce generalizada por medo de roubo dos produtores, o que gerou grãos de não tão boa qualidade, tornando o momento propício para novos exportadores. 

O crescente mercado nacional de baunilha

 

   Nessa perspectiva, com intenção de expandir a produção de commodities agrícolas no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou uma nova parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), visando apoiar a estruturação de empreendimentos da agricultura familiar. O projeto Baunilhas Nativas vai atuar na região nordeste de Goiás, e na região Sul da Bahia, onde serão realizadas capacitações e relatórios técnicos sobre manejo, uso, cultivo e conservação da especiaria. 

A importância do auxílio de uma consultoria internacional

 

    Assim sendo, o comércio voltado a baunilha encontra diversas possibilidades de crescimento. Com os auxílios do país e os interesses internacionais, uma análise de mercado faz-se imprescindível para auxiliar sua empresa no mapeamento de melhores compradores e investimentos. Por isso, procure os serviços da Prisma Consultoria Internacional, e nos permita fazer parte do planejamento estratégico necessário para alavancar suas vendas e expandir seu mercado consumidor.

Por Isadora Nastri em 08/10/2021

Fontes:

https://bit.ly/3BoZTVm

https://bit.ly/3iK1FsE

bottom of page