top of page
Design sem nome (3).png

Assistências humanitárias brasileiras: a Turquia em destaque
 

O que é uma assistência humanitária?

 

     A assistência humanitária é caracterizada por atividades de ajuda internacional promovida a uma determinada sociedade em risco devido a desastres naturais ou à adversidades encontradas dentro de suas realidades socioeconômicas e políticas. Nesse sentido, diversos países podem prestar apoio material, legal ou moral para viabilizar o estabelecimento da paz nos contextos de extrema vulnerabilidade vivenciados por qualquer indivíduo em determinado território. Apesar das críticas direcionadas a esse instrumento de peacekeeping, essa possui o objetivo de garantir e trazer um ambiente de segurança à população em questão, evitando que a insurgência de novos conflitos internos possam alavancar uma nova crise e que as pessoas afetadas pelas adversidades sejam ainda mais vulnerabilizadas. 

 

Turquia e o terremoto

 

     No dia 6 de fevereiro de 2023, foi noticiada a ocorrência de dois tremores de magnitudes 7.5 e 7.8 na escala Richter ao longo das regiões centro e sul da Turquia, deixando o rastro de destruição por todos os lados afetados. Desde então, informações sobre sobreviventes, falecidos devido ao ocorrido e falta de recursos necessários para os resgates e cuidados com a população local chegam às mídias internacionais, colocando em xeque a administração do presidente em vigor, Erdogan. Considerado um dos principais países localizados na fronteira entre Ásia, Europa e Oriente Médio, a Turquia se mostra como uma grande peça chave dentro do ambiente das relações internacionais, principalmente por se caracterizar como a porta de entrada para ambas as porções territoriais comentadas anteriormente e por estar diretamente ligada ao Mar Mediterrâneo, recurso importante para manter as relações comerciais com o resto do mundo.  

 

Ação brasileira frente ao desastre

 

     Após a repercussão do desastre e ao evidenciar-se a ausência de recursos disponíveis no país para assistir à população diretamente atingida pelas consequências do terremoto, foi acordado o envio de apoio às vítimas e sobreviventes do terremoto pelo atual governo brasileiro em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Desse modo, foram convocados aqueles que compõem as esferas da Defesa Civil brasileira como policiais, bombeiros e membros do exército brasileiro, além de que foram enviadas seis toneladas de equipamentos para a equipe de resgate e mais quatro cães farejadores para auxiliar nas buscas por novos sobreviventes. Assim, o Brasil se faz presente no processo de reverter os efeitos causados pelos tremores, incentivando o fortalecimento das relações com a população e o governo turco.

 

Fortalecimento das relações Brasil-Turquia

 

     Levando em consideração os pontos apresentados, é possível identificar vantagens para ambos os países diante do ocorrido. Como colocado pelo objetivo da ajuda humanitária, não só estaria implícito o favor diplomático cedido pelo Brasil em torno deste contexto, mas também a questão do fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Turquia. Dessa forma, isto traria uma forma de possibilitar a maior inserção do mercado brasileiro na realidade turca por meio da exportação de produtos alimentícios e combustíveis que se mostram em falta dentro do mercado turco, atingindo um novo mercado-consumidor e, assim, estreitando as negociações entre os dois países. Assim, um novo giro dentro das duas economias poderia ser propiciado diante deste cenário, trazendo benefícios para ambos os lados.

Por: Bianca Dias em 14/02/2023

Fontes: 

https://bityli.com/5PySc

https://bityli.com/3u5am

https://bityli.com/zBPI8

https://bityli.com/9l81M

https://bityli.com/i69gD

bottom of page