top of page
Site - imagens dos textos-6.png

Arroz: o promissor caminho para as exportações brasileiras

   O arroz, cereal tão presente no dia a dia dos brasileiros, também é amplamente consumido em todas as regiões do mundo, com destaque para a América Latina, e para os continentes asiático e africano. Além disso, o grão também é considerado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) como um dos mais importantes alimentos para a nutrição humana mundial. 

  Alta relevância do Brasil no mercado internacional

   Em junho de 2020,  conforme dados expostos pelo jornal Agro em Dia, as exportações brasileiras de arroz cresceram mais de 1000% em relação ao mesmo período de 2019, fazendo com que a balança comercial do grão atingisse o maior superávit da história, de acordo com a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) e com o Sindarroz-RS (Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul). Em termos de valor, o aumento também foi expressivo, contabilizando, de acordo com a Comex Stat, US$108.834.933,00 no primeiro semestre de 2020, representando um aumento de mais de 200% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse súbito aumento pode ser explicado por muitos fatores, como a alta do Dólar e a diminuição das exportações de arroz por países como a Índia e a China. Entretanto, tal como salienta o diretor-executivo do Sindarroz-RS, a importância do Brasil no mercado internacional desse grão não é apenas temporária, visto que há uma tendência de fidelização dos mercados que recebem o arroz brasileiro, o qual apresenta uma qualidade elevada. 

  Surgimento de novos mercados para o arroz brasileiro

   De acordo com o OEC (Observatório de Complexidade Econômica), entre os principais compradores de arroz brasileiro já consolidados, destacam-se a Venezuela, o Senegal, a Suíça, o Peru, Cuba, Gâmbia, e outros. Ademais, segundo dados do Ministério da Economia, dentre os países que mais compraram o cereal do Brasil durante a alta de 2020, pode-se observar muitos desses compradores listados acima. Contudo, também observa-se nesse ano um aumento súbito das exportações de arroz para países que outrora não eram notáveis compradores, tais como a África do Sul e os Estados Unidos, o que pode culminar em uma consolidação de novos mercados para o arroz do Brasil. 

   A importância da atuação de uma consultoria internacional

   As oportunidades internacionais para o arroz brasileiro são expressivas e tendem a prosperar nos próximos anos, assim, a atuação de uma consultoria que forneça informações essenciais para a inserção do arroz no mercado externo é fundamental para que o produtor possa expandir suas fronteiras para as regiões que têm preferência por seu tipo específico de arroz, além de potencial para o escoamento do mesmo, o possibilitando maiores benefícios.

Por Giovanna Relva em 17/09/2020

Fontes:

https://bit.ly/32IsmXm

https://bit.ly/35OG8JC

https://bit.ly/3munZad

https://bit.ly/33DPJQZ

https://bit.ly/3kwUW42

https://bit.ly/3hIHecn

https://bit.ly/3ks8U74

 

bottom of page