top of page
Imagem site - Amendoim.png

As riquezas do amendoim brasileiro

    De origem latino-americana, o amendoim cultivado especificamente no Brasil, se destaca cada vez mais no mercado internacional. Em 2022, a exportação nacional do produto foi correspondente a US$332 milhões. Para 2023, há perspectiva de aumento desse valor, especialmente após recém retirada de exigências e diminuição do controle da leguminosa para o bloco europeu, que já consumiu cerca de 70 mil toneladas no ano passado.

 

Mudanças burocráticas podem aumentar a exportação nacional do produto

 

    Outro fator positivo é que a China, maior importadora mundial do produto, concedeu autorização de exportação do amendoim para 47 empresas brasileiras. Consequentemente, esse setor que já é bastante fortalecido e majoritariamente baseado no comércio com o continente europeu, encontra na gigante chinesa novas oportunidades e espaço para consolidação no cenário asiático.

 

Utilização como ingrediente em outros produtos: oportunidades de lucro secundárias

 

    A possível valorização do amendoim implica ainda em outras consequências positivas. O fato de ser consumível in natura ou como matéria prima de bolos, doces, sorvetes, e etc., também pode indicar uma melhora nos índices e no controle dos produtos comercializados internamente. Rico em proteínas e vitaminas e inserido em diversas receitas típicas brasileiras - como no pé de moleque, em pastas e na canjica - é possível esperar também uma alta desses produtos nacionais. 

 

Movimentação positiva da economia interna brasileira graças à produção

    Ainda no contexto interno, a movimentação da economia brasileira por conta das produções de amendoim tende a ser positiva. A receita das fazendas chegou, em 2022, a R$28 bilhões, acumulando um crescimento de 47% ao longo dos três últimos anos. Além disso, as raízes da leguminosa são nutritivas para o solo e implicam uma oportunidade sustentável de produção.

O que este crescimento representa para o ramo produtivo e como ter melhor proveito de oportunidades comerciais como esta

    Embora produtos como a soja ainda possuam irredutivelmente a maior escala de produção e comercialização, o amendoim se apresenta cada dia mais como uma alternativa lucrativa no ramo de grãos e leguminosas. Com auxílio de consultorias, o proveito dessas oportunidades comerciais é realizado com ainda maior segurança, tendo em vista o auxílio provido em pesquisas de mercado, questões burocráticas e aconselhamento na tomada de decisão.

Por: Beatriz Leite de Gouveia em 10/02/2023

Fontes:

https://bit.ly/3x6TmOn

http://bit.ly/3IbUUx8

https://bit.ly/3JSY4XR

bottom of page