top of page
Cópia de Site - imagens dos textos.png

Algodão: utilidades e vantagens no mercado internacional

    As primeiras referências históricas do algodão são da Índia, datadas no século VII a.C., além de também haver registros de sua utilização por outras civilizações antigas, como no Peru, no Egito, e na fabricação de redes pelas populações indígenas da América pré-colombiana. Teve sua introdução na Europa pelas comunidades árabes e é de grande importância no mercado mundial atual pela geração de empregos e por representar 40% do comércio de fibras.

Utilidade do produto

 

    Sua principal utilidade é na produção têxtil, como em roupas, toalhas, fios, artesanatos, produtos de higiene e tecidos em geral. Além disso, o algodão também é encontrado nas redes de pesca, nos filtros de café, em tendas e até na elaboração de explosivos, ração para animais e produção de óleo vegetal, proveniente de seus resíduos e sementes. Ademais, um fato interessante é a existência do algodão naturalmente colorido, dependendo da região do cultivo.

 

Mercado mundial e o algodão

 

    A demanda internacional do produto tem aumentado gradativamente a cada ano, apresentando um crescimento anual de 2%, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA). Isso se deve a versatilidade das utilidades do algodão, além de ser requisitado no mundo inteiro. Além disso, o país que apresenta a maior produção de algodão atual é a Índia, sendo a China o maior consumidor do produto.

Algodão no Brasil

 

    O algodão representa um dos principais produtos agrícolas no Brasil, sendo o Mato Grosso e a Bahia as regiões de maior produção. A preferência desses estados se deve, principalmente, ao clima dessas áreas, além da disponibilidade de grandes extensões de solo para o plantio. Ademais, aproximadamente 50% da produção nacional tem como destino a exportação, sendo seus maiores compradores: Indonésia, Vietnã, Bangladesh, Paquistão e China.

Previsão de alta em 2023

 

A expectativa do algodão para 2023 é alta, sendo um exemplo disso a meta do Brasil em ser o maior exportador do produto neste ano. Além disso, dados da ABRAPA estimam crescimento de 18% da produção brasileira para 2023, possivelmente alcançando 2,946 milhões de toneladas de pluma. Portanto, com o crescimento do mercado do algodão, tanto no mercado interno quanto para o externo, é possível concluir ser um negócio muito vantajoso.

Entretanto, apesar da estimativa de um ano favorável para o algodão, é preciso dar ênfase na importância de uma consultoria para ingressar neste mercado, para assim ter auxílio em relação às burocracias, destinos de exportação e tomadas de decisões. 

 

Por: Ananda Miranda em 20/01/2023

Fontes

https://bityli.com/dYA7M

https://bityli.com/Cilf4

https://bityli.com/RY7wk

https://bityli.com/WG7Q8

https://bityli.com/ifmmx

https://bityli.com/tTKMb

https://bityli.com/HMhQO

https://bityli.com/Lu3hV

bottom of page