top of page
Modelo Imagem Texto de Produtos.jpg

      O coqueiro, originário da Ásia, foi trazido ao Brasil pelos portugueses e desde então, tornou-se uma identidade visual do litoral brasileiro e um ingrediente costumeiro da culinária do país. O líquido presente no interior da fruta, ou água de coco, como é mais conhecido, tem conquistado o mercado internacional. Além de deliciosa, é extremamente hidratante, possui baixas calorias, é rica em vitaminas e antioxidantes e uma ótima alternativa natural aos isotônicos no mercado.

Benefícios da exportação da água de coco

      De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) de 2020, apesar do Brasil estar em quinto lugar no cultivo de coco verde, depois que as empresas brasileiras que, antigamente trabalhavam com o leite ou coco ralado, passaram a comercializar sua água também, o país virou o maior produtor de água de coco do mundo. Segundo Roberto Lessa, CEO da fabricante da água de coco “Obrigado”, terceira colocada no mercado nacional, sua marca vendeu mais no exterior do que no Brasil. Ele estima que até 2025, cerca de 75% da produção brasileira será vendida para o exterior. 

Tendências no mercado internacional

      A ONU ainda aponta que a Ásia, maior cultivadora mundial da fruta, recentemente tem diminuído sua produção devido a idade de seus coqueiros. Enquanto o ápice da idade das árvores é entre os 10 e 30 anos, a maior parte dos coqueiros plantados em solo asiático tem em média 50 anos, logo o Brasil tende a tomar mais um espaço deste mercado, já que os coqueiros presentes na região nordestina são jovens. 

      A produção brasileira, de quase dois bilhões de unidades por ano, está majoritariamente concentrada no Nordeste do país. De acordo com dados do IBGE, os coqueirais ocupam um espaço de 187,5 mil hectares plantados com produção de 1,6 bilhão de frutos plantados, sendo a Bahia, o Ceará e o Pará, respectivamente, os estados que mais produzem coco. Dados de dezembro de 2021 do Caderno Setorial ETENE (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste), mostram que as exportações mundiais no mesmo ano somaram US $3,6 bilhões. Apenas em 2020, o Nordeste exportou 42,5 mil toneladas de coco e derivados, e os Estados Unidos participam com 90,0% desse mercado.

      O mercado de água de coco pura do LAMEA (América Latina, Oriente Médio e África) foi avaliado em US $207,1 milhões em 2019, e está projetado para US $742,3 milhões, em 2027, crescimento de 20% ao ano. O Brasil foi o maior contribuinte de receita com US $102,3 milhões, em 2019 e estima-se que alcance US $348,6 milhões em 2027, alta de 19,2% a.a.. O crescimento do mercado é impulsionado pelo aumento na demanda por água de coco como bebida energética natural, por consumidores preocupados com a saúde.

Procura europeia por alimentos e bebidas saudáveis

      Países europeus que ainda têm um consumo menor comparado à América do Sul e Ásia, ainda assim são mercados extremamente interessantes para se exportar, já que há uma procura por alimentos mais saudáveis desde que as bebidas açucaradas têm sofrido taxas adicionais no Reino Unido, Noruega, Irlanda e França. O “sugar tax” forçará o Brasil a depender de alternativas menos açucaradas para se manter forte no mercado.

 

Importância de uma consultoria internacional 

      Em suma, a água de coco faz parte da identidade brasileira e apesar do seu interesse internacional ser relativamente novo, há uma demanda crescente no exterior. O mercado da água de coco é um grande negócio, além de lucrativo, o Brasil conta com recursos abundantes em quantidade e qualidade dos coqueiros para suprir essa demanda. Conhecendo em detalhes o mercado e o consumidor com o qual trabalha, além de um bom planejamento estratégico e um auxílio nas decisões, torna o processo de exportação superior e intensifica as chances de sucesso no mercado exterior.

Por Karol Colby em 05/11/2020

Atualizado por Luiza Chucre em 15/11/2022

 

 

Fontes:

https://bit.ly/3tHlt52

https://bit.ly/3gfalJJ

https://bit.ly/3l6ZbUu

https://glo.bo/356px3k

https://bit.ly/2U3W3N8

https://bit.ly/36eHDzl

Água de coco: do litoral brasileiro para o mundo

bottom of page