top of page
2_edited.jpg

Abobrinha Brasileira:
destaque da culinária nacional

    A abobrinha brasileira, pertencente ao gênero das abóboras e à família das cucurbitáceas, é considerada e consumida por muitos como um legume, porém, botanicamente, é um fruto. No continente americano, possui origem do Peru até o sul dos Estados Unidos, além de ser consumida no mundo todo atualmente, tendo sido bem aceita tanto na culinária ocidental como oriental por sua versatilidade de preparo, ainda, é importante apontar que tem se mostrado um grande destaque no comércio do Brasil.

 

Benefícios da abobrinha brasileira

 

      Rica em vitamina A e vitaminas do complexo B e C, a abobrinha brasileira auxilia na visão, pele e crescimento, além de evitar infecções, hematomas, escorbuto e esclerose. É considerada um poderoso anti-inflamatório e possui propriedades que ajudam a proteger o coração e ainda combater a hipertensão e alguns tipos de câncer, como o de próstata. Apresenta benefícios essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico, e também contém minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

 

Produção e comércio

 

       A abobrinha é uma das dez hortaliças de maior valor econômico, sendo amplamente cultivada em todo o mundo e, portanto, é uma cultura que se destaca por ser produtiva o ano todo e com alta aceitabilidade entre os consumidores. 

       Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 34 mil estabelecimentos agropecuários que cultivam abobrinha distribuídos em todas as regiões do Brasil. Juntos, somam uma produção de mais de 200 mil toneladas do fruto por ano que são comercializadas nos principais centros de abastecimento. Além do mais, a região sudeste é responsável por mais de 50% da produção de abobrinha brasileira, sendo essas algumas das principais cidades produtoras: Capão Bonito (SP), São José do Vale do Rio Preto (RJ), Piedade (SP), Santa Rita de Caldas (MG), Santa Maria de Jetibá (ES) e Mogi Guaçu (SP). Fora todos os seus benefícios para a saúde, possui boa oferta o ano todo!

Por: Juliana Coguetto em 16/05/2023

 

Fontes:

https://bit.ly/3MhpINC

https://bit.ly/3WxuYBH

https://bit.ly/3onoUia

https://bit.ly/41LiK9f

bottom of page