

Copa do Mundo Feminina: visibilidade no mercado de trabalho e o impacto econômico
O futebol feminino possui uma extensa luta de reconhecimento e visibilidade no cenário mundial, assim, desde 1991, com o início da Copa do Mundo FIFA de Futebol Femino, o impacto do papel das mulheres em uma área majoritariamente masculina, traz a constante busca da igualdade de gênero e a prova de que é possível deixar sua marca, mudando significativamente, a história do futebol.
Com a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, contamos com uma nova forma de visibilidade, mas dessa vez, dentro do mundo empresarial. Atualmente, muitas organizações possuem o conhecimento sobre a importância desse evento esportivo, assim, grande parte dessas empresas passam a liberar seus funcionários, durante o expediente, para acompanhar as mulheres em campo. Ainda assim, com base em pesquisas realizadas pelo Zoom Smart Data, entre 31 mil pessoas entrevistadas, apenas 10% irão ser totalmente liberadas para assistir aos jogos.
Ainda que seja um número baixo ao que se compara com a Copa do Mundo Masculina em 2022, empresas como as que liberam seus funcionários para acompanhar os jogos tendem a dar um passo em direção à uma nova cultura organizacional sólida, no que diz respeito à valorização da diversidade e um ambiente mais inclusivo e motivador.
Ademais, não se pode deixar de lado o impacto econômico que eventos mundiais, como esse, causam globalmente. O patrocínio, por exemplo, deixa de ser apenas decorativo e passa a abordar causas sociais importantes nos dias de hoje, dessa forma, o que antes era algo escasso e com poucas marcas reconhecendo o torneio, a situação hoje em dia tende a ser outra.
Assim, a partir de investimentos de multinacionais nesses torneios, há uma virada de chave em questão ao acesso à melhorias de recursos, como em infraestruturas, marketing e o próprio desenvolvimento do esporte feminino em diferentes eventos. Desse modo, apesar de existirem desafios ainda a serem enfrentados, a forma como a Copa do Mundo Feminina impulsiona a economia e abre portas para questões globais relevantes como essa, traz uma atenção especial à conscientização e à descoberta de mulheres fantásticas.
Por: Ana Flora Cordeiro de Godoi em 04/08/2023
Fontes: