ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Consolidação e expansão da indústria de vestuário

Por Matheus Bovo 06/04/2019

  • A originalidade brasileira no mundo da moda;

  • Moda Vegana e expansão do pensamento ecológico;

  • Novas oportunidades de investimento;

  • Mercados em ascensão;

    O Brasil tem se destacado como produtor de vestuário nos últimos anos, alimentando um setor industrial diversificado e bilionário. Aqui vamos tratar de três tendências estáveis: moda vegana, calçados e semi joias.

  Os produtos veganos cada vez mais ganham espaço no mundo da moda, caminhando de mãos dadas com a sustentabilidade - a demanda por produtos cruelty-free  (que não usam matéria derivada de animais) aumentou de maneira significativa. Segundo o Trendnotes, o setor de produtos veganos demonstrou um crescimento de cerca de 40% ao ano no Brasil. A mudança no pensamento, tanto dos consumidores como das indústrias, está tomando um rumo mais consciente e ecológico.

   O setor de calçados é responsável por 0,5% das exportações brasileiras para o mundo. É um mercado já consolidado, estável e dinâmico. Com uma crescente influência no exterior, movimentou cerca de U$ 1,32 bi no último ano. Investimentos em inovação e tecnologia aumentaram a qualidade dos produtos e a competitividade dos calçados brasileiros nos Estados Unidos (10,76 milhões de pares), e na Argentina (11,8 milhões de pares), principalmente.

   O mercado de semijoias é crescente no Brasil, além de ter apreço valorativo cultural, as bijuterias feitas de materiais como tecidos, palhas e pedras, possuem venda anual de 45 milhões de dólares; e peças folheadas de ouro ou prata chegam a movimentar 55 milhões anualmente. Esse mercado têm se consolidado muito pela sua originalidade. Há mercado no exterior, especialmente países como Portugal, Angola e Itália.

  Nesse cenário de ascensão dos produtos de vestimenta brasileiros, a internacionalização apresenta grandes possibilidades para a diversificação e expansão dessa indústria. Sendo assim, que tem demanda e possui possibilidades de expansão, investir na internacionalização deste setor é uma maneira de consolidar o comércio e maximizar os lucros.

Fontes:

https://bit.ly/2I43Feu

https://bit.ly/2OV0M0n

https://bit.ly/2WRWFFa